Gaudium news > São Vicente Férrer é homenageado em município do Ceará

São Vicente Férrer é homenageado em município do Ceará

Lavras da Mangabeira – Ceará (Quinta-feira, 06-04-2017, Gaudium Press) Localizada a 434 quilômetros de distância da capital Fortaleza, no Ceará, a cidade de Lavras da Mangabeira tem São Vicente Férrer como seu Padroeiro.

 São Vicente Férrer é homenageado em município do Ceará.jpg
Durante a homilia, Dom Pastana ressaltou também a importância de cada bem-aventurança 
Foto: Patrícia Silva

Nas últimas semanas, os fiéis deste município cearense prestaram homenagens diversas ao Santo, ressaltando sua fé e devoção ao religioso de origem espanhola.

“São Vicente Férrer foi um homem destemido, corajoso, que, situado em sua história, fez um grande bem à Igreja”, afirmou o pároco do município, Padre Benedito Evaldo, durante o encerramento da festividade que teve a missa solene presidida pelo bispo da Diocese de Crato, Dom Gilberto Pastana.

O novenário, inspirado no tema “No Ano Mariano, a exemplo de Maria e São Vicente, sejamos ouvintes e praticantes da Palavra de Deus”, de acordo com o pároco, reforça ainda mais a importância da vivencia da palavra de Deus nas comunidades católicas de Lavras da Mangabeira.

Ao comentar o significado de São Vicente Ferrér, o bispo Dom Pastana explicou que “celebrar a vida de um Santo não é apenas recordar o que o Santo fez, mas é atualizar os seus exemplos, atitudes, o jeito de cuidar da vida, no serviço aos irmãos”.

“São Vicente é Santo porque soube obedecer a palavra de Deus e obedecendo a Palavra de Deus cumpriu fielmente o que o Senhor queria. Assim somos também convidados. Deus nos cria para a santidade. A santidade começa pela aceitação de sermos filhos e filhas do Senhor. Nós somos filhos e filhas do Senhor, no seu Filho Jesus. É por ele que nós recebemos a cidadania divina”, acrescentou.

A fim de enfatizar ainda mais a presença de São Vicente Ferrér, visto pelos fiéis cearenses como um homem forte e desbravador que anunciou com audácia o Evangelho, houve uma singela e, ao mesmo tempo, significativa homenagem ao Santo.

 São Vicente Férrer é homenageado em município do Ceará (2).jpg
Um jovem vestido como São Vicente Férrer entrou na igreja ao final da celebração  Foto: Patrícia Silva 

Ao final da celebração, enquanto a comunidade local entoava cânticos e orações, um jovem entrou pela porta principal da igreja vestido com trajes que lembravam os mesmos usados por São Vicente. Com um braço erguido e o outro segurando uma bíblia, ele dirigiu-se até o altar do templo, representando a forma como o Padroeiro transmitia aos demais a Palavra de Deus.

No encerramento da cerimônia, houve uma procissão, seguida pela bênção do Santíssimo Sacramento. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações Diocese de Crato

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas