Gaudium news > Assim se viverá nas ruas de Roma a Via Sacra Interparoquial

Assim se viverá nas ruas de Roma a Via Sacra Interparoquial

Roma – Itália (Quinta-feira, 06-04-2017, Gaudium Press) Há 25 anos pelas ruas de Roma se vive um tempo especial em preparação da Semana Santa. Várias comunidades paroquiais da Cidade Eterna se unem para realizar a Via Sacra Interparoquial. Nesta ocasião terá lugar às 20h da sexta-feira, 07 de abril.

Assim se viverá nas ruas de Roma a Via Sacra Interparoquial.jpg

Organizado desde o seu início pela V Prefeitura do Setor Centro do Vicariato da Diocese de Roma, a Via Sacra se desenvolverá a partir de Santo Eusébio até a Praça Vittorio, passando por Santa Maria Maior, Santos Silvestre e Martino, e Santa Bibiana.

A oração penitencial será presidida pelo Cardeal Stanislaw Rylko, novo arcipreste da Basílica Santa Maria a Maior, que estará acompanhado pelos fiéis das paróquias envolvidas, assim como de membros de comunidades religiosas vizinhas; e vizinhos de várias comunidades étnicas.

Distintas estações, algumas das quais transcorrerão com meditações em vários idiomas, serão guiadas pelos párocos dos templos participantes, entre eles o sacerdote carmelita Lucio Zapatorre, pároco dos Santos Silvestre e Martino; e o Padre Sandro Bonicalzi, de Santo Eusébio.

Este último, citado pelo jornal diocesano ‘RomaSette.it’, destacou que a Via Sacra “é sempre um gesto de meditação e de oração, que recorda o grande amor que Cristo tem por nós, e isto nos impulsiona a olhar para a realidade de um modo totalmente aberto”.

É por isso que -como prossegue o Padre Bonicalzi-, “tenho encontrado esta Via Sacra interparoquial muito bela, mas imediatamente entendi que devia abrir-se à realidade que traz consigo a Praça Vittorio, com grande participação das comunidades estrangeiras ligadas à Igreja. Símbolo, também, da abertura e universalidade da mesma Igreja Católica”.

A Via Sacra interparoquial nasceu em 1991 durante a Missão que ocorreu na Paróquia Santo Eusébio, organizada pelos seminaristas do Seminário Maior e guiada pelo então vice-reitor, o Padre Pierre Dumas, que é hoje Bispo de Anse-à-Veau e Miragoane, no Haiti.

No contexto da dita missão, os seminaristas -que foram hospedados pelas famílias da paróquia romana-, realizaram a primeira Via Sacra ao redor da Praça Vittorio.

No ano seguinte, em 1992, se pensou em estender a oração penitencial a todas as paróquias e comunidades presentes na localidade, instituindo-a para realizar-se todos os anos na tarde da sexta-feira que precede a Semana Santa.

Em memória do primeiro quarto de século deste evento, o convite para a Via Sacra deste ano de 2017, retomou a imagem do primeiro que se realizou, e que ilustrou Dom Davide Tonti, Vigário Episcopal para a Cultura e a Arte da Arquidiocese de Urbino-Urbania-San’t Angelo in Vado, que então era seminarista. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas