Gaudium news > Fiéis de Teresina participam da “Procissão dos Passos”

Fiéis de Teresina participam da “Procissão dos Passos”

Teresina – Piauí (Sexta-feira, 07-04-2017, Gaudium Press) A Igreja de Teresina prepara-se para a “Procissão dos Passos” em honra ao Nosso Senhor Jesus Cristo, que será realizada nas ruas do centro da capital piauiense nesta sexta-feira, 7 de abril, a partir das 18h.

Fiéis de Teresina participam da Procissão dos Passos.jpg

Na ocasião, haverá dois pontos de saída para a caminhada dos fiéis, que terão como destino final a Catedral de Nossa Senhora das Dores.

Segundo o Frei Edmilson Freire, a palavra “Passos” provém do latim e significa Paixão, no sentido de sofrimento. Sendo assim, esta invocação quer dizer “Senhor, dono, dominador do sofrimento”. “Ele se entregou livremente ao sofrimento por nossa causa e o convite visa gerar na comunidade, através da sua devoção, o desejo de percorrer o mesmo caminho que fez Jesus”, reforçou.

Esta devoção, prosseguiu o religioso, está presente na Igreja desde a Idade Média. “A devoção cresceu e, no século XVI foram fixadas as 14 estações da Via Sacra, fazendo memória aos momentos mais marcantes do caminho para o Calvário percorrido por Jesus”, acrescentou.

Durante a caminhada, a Imagem de Bom Jesus dos Passos sairá da Igreja Matriz, Nossa Senhora do Amparo, enquanto que a Imagem de Nossa Senhora da Soledade (Nossa Senhora das Dores) deixará o Convento São Benedito.

Nas ruas Simplício Mendes e Teodoro Pacheco, as imagens irão se encontrar, na quarta estação da Via Sacra. O momento é visto como um dos mais emocionantes, uma vez que o ato simboliza a dor do encontro da mãe com o filho que carrega a cruz.

“Vale lembrar que esta invocação se tornou muito popular. A procissão é marcada pelo tom roxo e pode ser vista por onde se passa, pois além das flores, lenços roxos enfeitam as janelas, fachadas, Igrejas, praças e prédios públicos. O roxo é a cor do amor, da piedade e simboliza o perdão de Jesus Cristo para com os pecados dos fiéis. Quando a população se veste de roxo, quando enfeita suas casas, é a sua forma de pedir perdão pelas fraquezas, pelos pecados cometidos”, explicou o Frei Edmilson.

Depois do encontro da mãe e do filho, a Via Sacra será encerrada. Para o frade, esta é uma “oportunidade para os fiéis colherem os frutos da redenção realizada por Cristo que fez um caminho de sofrimento e abraçou como uma missão, com fidelidade ao Pai. A nós todos fica o convite para que façamos o mesmo”. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações Arquidiocese de Teresina

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas