Gaudium news > Sacerdote destaca crescente tendência a empregar estilos tradicionais na arquitetura sacra

Sacerdote destaca crescente tendência a empregar estilos tradicionais na arquitetura sacra

Greenville – Estados Unidos (Segunda-feira, 10-04-2017, Gaudium Press) Os novos templos católicos dos Estados Unidos, especialmente no sul do país, estariam marcando uma tendência até a recuperação dos estilos tradicionais da arquitetura sacra, segundo expressou para o informativo ‘Crux’ o Padre Dwight Longenecker, que incentivou em sua própria paróquia a edificação de um templo em estilo românico.

Sacerdote destaca crescente tendência a empregar estilos tradicionais na arquitetura sacra.png

As drásticas mudanças introduzidas nos templos na segunda metade do século XX são expressão de uma grande quantidade de mudanças à nível litúrgico e pastoral. “As igrejas antigas enfrentaram uma renovação radical quando as imagens foram removidas e guardadas no sótão, os tabernáculos movidos a capelas laterais, os altares foram movidos para frente, os bancos e genuflexórios removidos e os pisos de madeira antiga ou azulejos cobertos por carpetes de parede a parede”, recordou. “Os novos templos foram desenhados com ideologias igualitárias radicais em mente”.

Capítulos desafortunados desta história incluíram a construção precipitada de templos em materiais econômicos com formas utilitárias e, em alguns casos, difíceis de compreender. “Parecia que a arquitetura brutalista católica havia chegado para ficar”, se lamentou o sacerdote, que qualificou como “a maior ironia” o fato de que estes desenhos se apresentaram como “templos para a gente”. Na realidade, segundo o Padre Longenecker, os desenhos foram impostos por autoridades eclesiásticas e as pessoas nunca gostaram realmente dos resultados.

“Agora tudo isto parece uma moda passageira”, comentou. “Os novos templos católicos, especialmente no Sul, estão sendo construídos em estilos tradicionais de arquitetura católica”. Entre as tendências observa um retorno do gótico, o românico ou o neoclássico. Inclusive os templos que se inspiram nas formas dos templos dos anos setenta combina elementos da arquitetura tradicional católica. Os projetos resgatam vitrais, altares e outros elementos de templos fechados e se registra uma reativação da fabricação de elementos de arte e arquitetura sacra.

O emprego de estilos tradicionais não representa falta de originalidade nem de conexão com os fiéis. “As novas igrejas que estão sendo edificadas na América podem fazer eco do passado, mas o faz aqui e agora para os católicos de hoje”, concluiu o sacerdote. “Poderiam ser góticas, românicas ou neoclássicas, mas são nossas góticas, românicas ou neoclássicas. Sua autenticidade da liturgia católica que se celebra ali e, mais importante, na Fé Católica vivida por sua gente em sua vida cotidiana”. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas