Gaudium news > A Páscoa não deve chegar só no calendário, recomenda Cardeal Patriarca

A Páscoa não deve chegar só no calendário, recomenda Cardeal Patriarca

Lisboa – Portugal (Segunda-feira, 10-04-2017, Gaudium Press) A Igreja Católica iniciou, com o Domingo de Ramos, a Semana Santa. Nela está a ocasião onde recorda-se os momentos centrais da vida de Jesus Cristo que são vividos em celebrações litúrgicas muito especiais e ainda em representações cénicas em várias localidades.

A Páscoa não deve chegar só no calendário, recomenda Cardeal Patriarca.jpg

Dom Manuel Clemente

Na Sé de Lisboa, no Domingo de Ramos, o cardeal-patriarca Dom Manuel Clemente afirmou que a Semana Santa não pode ser vivida com “sentimentos fugazes e distrações periféricas” e advertiu ainda para o risco de a Páscoa chegar “só no calendário”:

“Não esvaziemos as palavras, nem desperdicemos o tempo. Não nos distraiamos de Deus, não nos distraiamos dos outros, nem, afinal, de nós. – É preciso que a Páscoa não chegue só no calendário!”, disse.

Para o cardeal-patriarca de Lisboa, A Semana Santa é para ser celebrada e para ser cumprida, com hosanas e com alegria que nasçam “bem de dentro do coração convertido”. “os hosanas da atualidade devem corresponder “a mais disponibilidade” para reparar nos outros e “mais cuidado em corresponder-lhes”.

Dirijamos esses hosanas a Jesus que passa por nós, tanto em si mesmo como constante “Deus conosco”, quanto naqueles que nos esperam e que são outros tantos apelos de Deus, sublinhou Dom Manuel Clemente

Cireneus

“Sigamos com Jesus até ao Gólgota, mas como o Cireneu, e ainda mais, como as santas mulheres, que não O deixaram até o fim.

Cada uma destas atitudes, nem por serem espiritualmente intensas, deixarão de ser eminentemente práticas, no que nos couber a cada um”, sublinhou Dom Manuel Clemente. (JSG)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas