Gaudium news > Conferência Episcopal Espanhola dá conselhos para se viver a Semana Santa

Conferência Episcopal Espanhola dá conselhos para se viver a Semana Santa

Redação (Quarta-feira, 12-04-2017, Gaudium Press) A celebração da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo é um dos momentos centrais do Ano Litúrgico e epicentro da vida cristã. Com o propósito de aprofundar na vivência da Semana Santa, a Conferência Episcopal Espanhola (CEE), a partir do Secretariado da Comissão Episcopal de Liturgia, colocou à disposição dos fiéis e usuários da web, uma série de recursos para ajudar a viver a Semana Santa, “pelos caminhos da Paixão e da Glória”.

Conferência Episcopal Espanhola dá conselhos para se viver a Semana Santa.jpg

Entre os recursos se encontram reflexões com referência aos dias santos intituladas: “Nos preâmbulos do Tríduo Pascal”, e “O Sacro Tríduo Pascal”, de autoria de Luis García Gutiérrez, Diretor do Secretariado da Comissão Episcopal de Liturgia.

Ali, o autor faz referência à importância que tem os oito dias prévios à Páscoa, que tem “conotações muito especiais na vida litúrgica e na Piedade Popular da Igreja”, em especial aos preâmbulos do Tríduo Pascal marcados pelas celebrações do Domingo de Ramos e a Missa Crismal.

“Durante a Quaresma contemplamos a Cristo que tem o firme propósito de subir à Jerusalém para cumprir sua missão, consciente de que ali chegará a paixão e a glorificação. Pois bem, chegou o momento de entrar na cidade santa e acesso a ela como Rei humilde aclamado por todos”, escreve García Gutiérrez.

Sobre o Tríduo Pascal, que inicia na Quinta-Feira Santa e é concluída no Sábado Santo, o autor destaca: “Os dias do Tríduo mostram facetas -momentos- de uma mesma e única Páscoa de Cristo. No entanto, os distintos avatares pelos que tem passado o ano litúrgico e a necessária pedagogia da liturgia implantaram sua riqueza no espaço de três dias e desenvolveram uma contenda ‘dramatização ritual’ que ajuda a visualizar os mistérios centrais da Fé Cristã e a reproduzir os necessários sentimentos de adesão ao mistério que se celebra”.

Também se oferecem comentários para as leituras da Semana Santa sobretudo para o Domingo de Ramos na festa da Paixão do Senhor, para a Quinta-Feira e Sexta-Feira Santa, a Vigília Pascal e o Domingo de Páscoa da Ressurreição do Senhor.

Entre os recursos, também se recorda o modo de observar o jejum e a abstinência, de acordo com nota emitida pela Secretaria Geral da Conferência Episcopal Espanhola. Segundo o estabelecido pelo Decreto Geral da CEE, no artigo 12, 2, se observa que os dias penitenciais são todas as sextas-feiras do ano e o tempo de Quaresma; como prática penitencial tradicional das sextas-feiras do ano, consistente na abstinência de carnes, que pode ser substituída por outra prática recomendada pela Igreja, como a leitura da Sagrada Escritura, a esmola, obras de caridade, obras de piedade e mortificações corporais; “no entanto, nas sextas-feiras de Quaresma deve guardar-se a abstinência de carne, sem que possa ser substituída por nenhuma outra prática”. Enquanto o jejum, que se guarda unicamente na Quarta-feira de Cinzas e na Sexta-Feira Santa, este deve consistir em uma só refeição no dia, mas não está proibido tomar algo de alimento de manhã e à noite, tal como estabelece o Decreto da CEE.

Além disso, se enumeram as celebrações que presidirá o Papa Francisco, as transmissões que farão os meios de comunicação, e outras leituras para reflexão. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas