Gaudium news > Assim se pode obter uma indulgência plenária no Tríduo Pascal

Assim se pode obter uma indulgência plenária no Tríduo Pascal

Redação (Quinta-feira, 13-04-2017, Gaudium Press) A Semana Santa é um tempo excepcional no qual os crentes de todo o mundo se unem na celebração dos mistérios centrais da Fé: a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo. Mas é menos conhecida por ser também a oportunidade de ganhar uma indulgência plenária se forem cumpridas algumas simples condições.

Assim se pode obter uma indulgência plenária no Tríduo Pascal.jpg

As indulgências plenárias consistem no perdão da pena temporal acarretada pelos pecados, a qual não se satisfaz com o sacramento da penitência e é o motivo pelo qual as almas salvas normalmente devem passar pelo purgatório a fim de purificar-se completamente antes de entrar no Paraíso.

Para obter a indulgência na Quinta-feira Santa deve-se, durante a solene reserva do Santíssimo Sacramento no Monumento após a Missa da Ceia do Senhor, entoar ou recitar o hino “Tantum Ergo”, ou visitar durante meia hora ao Santíssimo Sacramento no Monumento.

Na Sexta-feira Santa, pode-se obter indulgência plenária se se assiste a adoração da Cruz na solene celebração da Paixão do Senhor, e no Sábado Santo se se reza o Santo Rosário em comunidade (duas ou mais pessoas). A renovação das promessas do Batismo na Vigília Pascal também permite obter a indulgência plenária.

Em todos estes casos, se requer que os fiéis careçam de todo afeto à qualquer pecado, inclusive venial, e oferecer a Confissão Sacramental, Comunhão Eucarística e Oração pelas intenções do Papa. Estas últimas devem realizar-se no mesmo dia ou uns dias antes ou depois dos atos realizados para ganhar a indulgência. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas