Gaudium news > Turim: 45 adultos receberão na Páscoa os Sacramentos da Iniciação Cristã

Turim: 45 adultos receberão na Páscoa os Sacramentos da Iniciação Cristã

Turim – Itália (Quinta-feira, 13-04-2017, Gaudium Press) Após um caminho de preparação que durou dois anos, 45 adultos da Diocese de Turim, na Itália, receberão os Sacramentos da Iniciação Cristã -o Batismo, a Confirmação e a Comunhão Eucarística- durante a noite de Páscoa do sábado 15 de abril. O evento ocorrerá na catedral, a mesma que custodia o Santo Sudário de Turim, durante a celebração da Vigília Pascal que será presidida pelo Arcebispo Dom Cesare Nosiglia, a partir das 21h.

“Mediante os sacramentos da iniciação cristã, o Batismo, a Confirmação e a Eucaristia, se colocam os fundamentos de toda vida cristã (…) ‘Com efeito, os fiéis renascidos no Batismo se fortalecem com o sacramento da Confirmação e, finalmente, são alimentados na Eucaristia com o manjar da vida eterna, e, assim por meio destes sacramentos da iniciação cristã, recebem cada vez com mais abundância os tesouros da vida divina e avançam até a perfeição da caridade'”, diz o Catecismo da Igreja Católica.

Entre os adultos que receberão os sacramentos se encontram 18 italianos e 27 estrangeiros, que se converterão cristãos por decisão própria e “viverão uma nova vida com Cristo, por Cristo e em Cristo”, segundo refere o Padre Andrea Fontana, diretor do Serviço para o Catecumenado da Diocese de Turim, em nota emitida pela jurisdição eclesial.

No caminho de preparação, os catecúmenos participaram em fevereiro passado, como antessala ao tempo de Quaresma, de um retiro que contou ainda com a presença de seus acompanhantes. Na ocasião o Arcebispo presidiu o rito da Unção com o Óleo dos Catecúmenos para todos os 45 que farão parte da família dos cristãos.

O óleo, como bem recorda o Catecismo, “no simbolismo bíblico e antigo, possui numerosos significados: o azeite é sinal de abundância e de alegria; purifica (unção antes e depois do banho) e dá agilidade (a unção dos atletas e dos lutadores); é sinal de cura, pois suaviza as contusões e as feridas, e o ungido irradia beleza, santidade e força (…) A unção antes do Batismo com o óleo dos catecúmenos significa purificação”.

De acordo com o Padre Andrea Fontana, é preocupação da Diocese o acompanhamento dos catecúmenos, por isso, ao longo da formação se propiciam encontros com seus acompanhantes catequistas. “Expressa-se, principalmente, no contato periódico e constante com os responsáveis diocesanos, para dialogar, aconselhar e atualizar a situação de seus catecúmenos. Crescem, desta maneira, na mentalidade missionária da evangelização”.

“Eles estão traçando novos caminhos pastorais para dar à nossa igreja um verdadeiro rosto missionário”, complementa o Diretor de Serviço diocesano para o Catecumenado. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas