Gaudium news > Décima Quinta Estação da Via Sacra

Décima Quinta Estação da Via Sacra

Redação (Quinta-feira, 13-04-2017, Gaudium Press) Na décima quarta estação da Via Sacra contemplamos Jesus sendo colocado no sepulcro. Será que, ao título “Jesus é posto no Sepulcro”, não sedeveria acrescentar algo mais que nos conduza para além de um sepultamento cheio de dignidade e compunsão?

Ou será que uma décima quinta estação poderia ser acrscentada e, então meditaríamos sobre a Ressureição, ponto para onde tudo nos conduz.

Se nós meditamos este passo da Paixão, algo mais que Jesus sendo depositado no Sepulcro se aflora com muita fôrça.

Numa meditação séria, sem dúvida, somos colocados diante da dor, diante do pranto e da tristeza. Isto é evidente.

Mas, se entramos com Jesus em seu túmulo, se ali dentro caminhamos no tempo e chegamos até os efeito aos quais nos conduzira a Redenção que acabava de ser consumada, chegaremos a um outro mundo de cogitações e certezas a que nossa Fé nos conduz.

Estas considerações me vieram à alma ao rezar a Via Sacra nesta Semana Santa.

O texto que me serviu de inspiração foi escrito pelo Professor Plinio Corrêa de Oliveira.

Eu o transcrevo aqui e convido-o a conhecê-lo.

No final da leitura eu lhe peço que me responda se não tenho razão ao afirmar que, para além dos padecimentos e dores da Semana Santa, uma esperança, uma alegria e uma certeza confiante desabrocha na manhã do Domingo da Páscoa. E que ali está a Decima Quinta Estação da Via Sacra: A Ressurreição.

Décima Quarta Estação: Jesus posto no sepulcro
V. Adorámus te Christe et benedícimus tibi.
R. Quia per sanctam Crucem tuam redemísti mundum.

“Correu-se a laje. Parece tudo acabado. É o momento em que tudo começa. É o reagrupamento dos Apóstolos. É o renascer das dedicações, das esperanças. A Páscoa se aproxima.

Ao mesmo tempo, o ódio dos inimigos ronda em torno do sepulcro e de Maria Santíssima e dos Apóstolos.
Mas Eles não temem. E em pouco raiará a manhã da Ressurreição.

Possa também eu, Senhor Jesus, não temer. Não temer quando tudo parecer perdido irremediavelmente. Não temer quando todas as forças da Terra parecerem postas em mãos de vossos inimigos. Não temer porque estou aos pés de Nossa Senhora, junto da qual se reagruparão sempre, e sempre mais uma vez, para novas vitórias, os verdadeiros seguidores da vossa Igreja.

(João Sérgio Guimarães)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas