Gaudium news > Tradicional Devoção do Senhor do Bonfim celebra seus 272 anos

Tradicional Devoção do Senhor do Bonfim celebra seus 272 anos

Salvador – Bahia (Terça-feira, 18-04-2017, Gaudium Press) A Devoção do Senhor Bom Jesus do Bonfim existe há 272 anos. Com início mais precisamente em 18 de abril de 1745, em Setúbal, Portugal, é considerada até hoje uma das mais antigas da história da Igreja Católica no mundo.

 Tradicional Devoção do Senhor do Bonfim celebra seus 272 anos.jpg
O culto ao Senhor do Bonfim alcança milhares de
corações pelo Brasil afora | Foto: Arquidiocese
de Salvador

Segundo relatos, a origem da fé e devoção do Senhor do Bonfim veio de Theodózio Rodrigues de Faria. O capitão de mar e guerra português, naquela época, tinha como promessa a ser cumprida o transladado ao Brasil, mais especificamente a Salvador, na Bahia, de uma Imagem do Senhor do Bonfim.

Ao trazê-la às terras baianas, Theodózio introduziu a Imagem na Capela de Nossa Senhora da Penha de França de Itapagipe, antes de ser transladada para a Basílica Santuário do Senhor do Bonfim.

Desde então, a devoção ao Senhor do Bonfim tem ganhado milhares de fiéis pelo Brasil afora, através de sua história marcada pela fé de uma população que o acolhe de braços abertos a fim de receber suas graças.

Na Bahia, a responsável por manter a Basílica Santuário do Senhor do Bonfim acolhendo milhares de fiéis todos os anos e por cultivar a missão da evangelização, testemunhando o rosto misericordioso de Jesus Cristo, é a Irmandade da Devoção do Senhor Bom Jesus do Bonfim, que é atualmente composta por mesários, estatutários, eméritos e beneméritos.

A tradicional devoção também faz parte da história de Salvador, principalmente da Cidade Baixa, uma vez que concedeu relevantes contribuições ao longo do tempo, como a construção da Capela Senhor do Bonfim entre 1746 e 1754, as obras da Ladeira que concede acesso ao Largo do Bonfim em 1810, entre outras.

“São 272 anos de vida e dedicação em prol da missão de zelar pela Basílica Santuário do Senhor do Bonfim e difundir e perpetuar o culto ao Senhor do Bonfim”, destaca em nota o site da Arquidiocese de Salvador. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações Arquidiocese de Salvador

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas