Gaudium news > Protomártires do Brasil serão canonizados em 15 de outubro

Protomártires do Brasil serão canonizados em 15 de outubro

Cidade do Vaticano (Quinta-feira, 20-04-2017, Gaudium Press) Presidido pelo Papa Francisco, nesta quinta-feira, 20 de abril, foi realizado um Consistório Ordinário Público, na Sala do Consistório, no Vaticano.

Protomártires do Brasil serão canonizados em 15 de outubro.jpg

Na ocasião, foram definidas datas de novas canonizações. Entre elas foi marcada a data de canonização dos Protomártires do Brasil.

Eles serão canonizados pelo Papa Francisco, na Basílica de São Pedro, no Vaticano, no próximo dia 15 de outubro.

Protomártires do Brasil

Os Protomártires do Brasil a serem canonizados são: André de Soveral e Ambrósio Francisco Ferro, ambos, sacerdotes diocesanos, e Mateus Moreira e seus vinte e sete companheiros leigos.

Em 16 de julho de 1645, no atual Estado do Rio Grande do Norte, estes Beatos foram mortos por ódio à Fé. Eles estavam participando da missa dominical, na Capela de Nossa Senhora das Candeias, no Engenho Cunhaú – no município de Canguaretama (RN).

Os invasores calvinistas não admitiam a prática da religião católica.

Em sua fúria anti católica praticaram outro martírio, três meses depois do primeiro, em 03 de outubro de 1645: foi o ‘massacre de Uruaçú’.

Nesse massacre foram martirizados o Padre Ambrósio Francisco Ferro e o camponês Mateus Moreira.
O cruel assassinato foi perpetrado por 200 soldados protestantes holandeses e índios potiguares que a eles se uniram.

O Padre André de Soveral e outros 70 fiéis, que são conhecidos como mártires de Cunhaú e Uruaçu, foram beatificados no ano 2000. (JSG)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas