Gaudium news > Francisco e Jacinta Marto serão canonizados, no próximo 13 de maio, em Fátima

Francisco e Jacinta Marto serão canonizados, no próximo 13 de maio, em Fátima

Cidade do Vaticano (Quinta-feira, 20-04-2017, Gaudium Press) Jacinta e Francisco Marto, os dois pastorzinhos que tiveram visões de Nossa Senhora, serão canonizados pelo Papa Francisco, em Fátima, no próximo 13 de maio.

Francisco e Jacinta Marto serão canonizados, no próximo 13 de maio, em Fátima.jpg

A decisão do Pontífice foi tomada na manhã desta quinta-feira, 20 de abril, por ocasião da realização de um Consistório Ordinário Público, presidido pelo Santo Padre, no Vaticano.

Jacinta e Francisco, dois irmãos de apenas nove e dez anos, serão as primeiras crianças não-mártires a serem proclamadas Santas. Há 17 anos, os dois irmãos foram beatificados por São João Paulo II.

Ao anunciar as próximas canonizações, o Papa Francisco informou também que ele mesmo vai presidir a canonização dos pastorzinhos, em Fátima.

Milagre

O Processo de canonização dos dois Beatos foi iniciado há 65 anos e a proclamação de santidade deles acontece após a ser reconhecido como verdadeiro, no dia 23 de março último, de um milagre atribuído a Francisco e Jacinta. O reconhecimento do milagre é a última etapa para chegar-se à canonização.

O milagre da cura, inexplicável à luz da ciência e aceite como tal pela Congregação para a Causa dos Santos, aconteceu com a cura de uma criança no Brasil.

E a decisão da comissão de peritos cientistas sobre a aceitação do milagre foi posteriormente analisada por uma comissão de teólogos, que recomendou a aceitação à mesma Congregação para a Causa dos Santos.

O decreto declarando santos os dois beatos, foi então submetido à aprovação do Papa Francisco, no Consistório e por ele foi aprovado.

Canonização

Como é sabido, a canonização é a confirmação, por parte da Igreja Católica, de que alguém é digno de culto público universal, podendo ser apresentado aos fiéis como intercessor e modelo de santidade.

Geralmente, as celebrações das canonização acontecem, na Praça de São Pedro, onde o Papa Francisco já presidiu a oito dessas cerimônias, desde 2013. Porém, Francisco canonizou dois sacerdotes enquanto estava fora de Roma: São José Vaz (14 de janeiro de 2015, Sri Lanka) e São Junípero Serra (23 de setembro de 2015, Estados Unidos da América).

Francisco Marto e Jacinta serão canonizados em Fátima, com a presença do Pontífice, no dia 13 de maio. A festa litúrgica deles ocorre em 20 de fevereiro, dia da morte de Jacinta.

Processo, obstáculo, milagre

O pedido para investigar da santidade dos dois pastorzinhos foi iniciado pela Diocese de Leiria em 1952 e foi concluída em 1989, com o decreto sobre a prática das virtudes heroicas, em consideração à idade das crianças.

O obstáculo maior era ainda uma uma questão de fundo debatida no decorrer do século XX: a possibilidade ou não de levar em consideração duas crianças como candidatos à canonização.

A questão que foi resolvida em 1981 por meio de um documento emitido com este propósito pela Congregação da Causa dos Santos.

O milagre atribuído à intercessão das duas crianças, e que levou à beatificação, foi reconhecido em 1999. Já o que abriu o caminho para a canonização, foi reconhecido em 23 de março passado e diz respeito a uma criança brasileira que, na época tinha seis anos.

Esta criança estava na casa do avô, brincando com a irmãzinha, quando caiu por acidente de uma janela de cerca sete metros de altura, sofrendo um grave traumatismo crânio-encefálico, com a perda de material cerebral.

Levada ao hospital, em coma, foi operada. Caso sobrevivesse, viveria em estado vegetativo ou, no máximo, com graves deficiências cognitivas. Milagrosamente, após três dias, a criança recebeu alta, não sendo constatado nenhum dano neurológico ou cognitivo.

Em 2 de fevereiro de 2007, uma equipe médica deu parecer positivo unânime sobre o caso, como “cura inexplicável do ponto de vista científico”.

No momento do acidente, o pai da criança havia invocado Nossa Senhora de Fátima e os dois pequenos beatos. Na mesma noite, os familiares e uma comunidade de irmãs de clausura haviam rezado com insistência, pedindo a intercessão dos pastorzinhos de Fátima. (JSG)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas