Gaudium news > Cardeal Cañizares ressalta que as escolas católicas devem evangelizar

Cardeal Cañizares ressalta que as escolas católicas devem evangelizar

Valência – Espanha (Terça-feira, 25-04-2017, Gaudium Press) “Temos que nos atrever a evangelizar”, disse o Cardeal Arcebispo de Valência, Espanha, Dom Antonio Cañizares, acerca da missão da escola católica.

Cardeal Cañizares ressalta que as escolas católicas devem evangelizar.jpg

Em carta dirigida às instituições educativas de sua jurisdição, o purpurado espanhol expressou que “inclusive ainda que lhes demos [aos alunos] uma visão cristã da cultura, e ainda que tenhamos algumas atividades pastorais, e uns complementos, isto não é suficiente, seguramente não chega ao nível do que requer uma verdadeira evangelização no âmbito educativo. Temos que nos atrever a evangelizar”, escreve.

Situação semelhante à dos primeiros tempos do cristianismo

Expressa o Cardeal Cañizares que a situação atual é “uma situação de exílio cultural muito semelhante à das primeiras comunidades cristãs no mundo pagão ou judeu. Com esta diferença fundamental: que o cristão constituía então uma novidade, enquanto que a sociedade atual acredita conhecê-lo, porque leu o que disseram dele os textos oficiais da história”. Por isso, o ensinamento na escola deve facilitar “o diálogo da Fé com uma cultura não cristã”.

Acerca das pressões que pode sofrer um ensinamento evangelizador, o purpurado assinalou que “ninguém pode obrigar a escola católica, da qual os pais esperam uma educação própria e por isso a escolhem em liberdade, a aceitar tais imposições, se não é vulnerando o direito à liberdade de ensino e à liberdade religiosa”.

“A escola católica propõem uma visão cristã do homem e do mundo que oferece às crianças e jovens a possibilidade de um diálogo fecundo entre a Fé e a Razão, verdade, bem e beleza são bens, conteúdos e fins fundamentais da escola católica, e se encaminha a fazer bons os corações dos alunos e que atuem conforme os critérios do bem, do que é bom e reto”, conclui o Cardeal. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas