Gaudium news > Deus sempre caminha conosco, diz Papa Francisco

Deus sempre caminha conosco, diz Papa Francisco

Cidade do Vaticano (Quarta-feira, 26-04-2017, Gaudium Press) A catequese do Papa da Audiência Geral de Quarta-feira foi inspirada numa passagem do Evangelista São Mateus, quando Nosso Senhor promete que estará conosco todos os dias, até a consumação dos séculos.

Deus sempre caminha conosco, diz Papa Francisco.jpgFrancisco lembrou então que nossa alma é uma alma migrante e nossa existência é uma peregrinação, um caminho, no qual nunca estamos sozinhos.

Ele recordou que a promessa de Jesus de que estará conosco até o fim, nos faz estar em pé com esperança, na certeza de que Deus pode realizar aquilo que humanamente parece impossível.

“Deus conosco”

O Papa Francisco estendeu seu pensamento destacando que esta é uma verdade reforçada ainda mais pelo anúncio profético do nome que foi dado ao Senhor Jesus, “Emanuel”, que quer dizer, “Deus conosco”. E que aqui está o mistério de um Deus cuja identidade é “estar com”, em particular “conosco”.

Francisco afirmou, então: “O nosso não é um Deus ausente, levado por um céu muito distante; é, pelo contrário, um Deus “apaixonado” pelo homem, tão ternamente amante, a ponto de ser incapaz de separar-se dele”:
“Nós humanos somos hábeis em cortar ligações e pontes. Ele, pelo contrário, não. Se o nosso coração se esfria, o seu permanece incandescente. O nosso Deus nos acompanha sempre, mesmo se por desventura nós nos esqueçamos d’Ele. Na linha que divide a incredulidade da fé, decisiva é a descoberta de ser amados e acompanhados pelo nosso Pai, de não sermos nunca deixados sozinhos por Ele”.

E o Papa ainda continuou desenvolvendo seu pensamento destacando que “a nossa existência é uma peregrinação, um caminho”, e nossa alma, “é uma alma peregrina”.

Neste sentido, Francisco recordou que a Bíblia está repleta de histórias de peregrinos e viajantes, como Abraão, por exemplo que recebeu de Deus uma ordem “Saia da tua terra!”.

“E o Patriarca deixa aquele pedaço de mundo que conhecia bem e que era o berço da civilização de seu tempo”. Mesmo que tudo conspirasse contra a sensatez daquela viagem, “Abraão parte”:

“Não se torna homens e mulheres maduros se não se percebe a atração do horizonte: aquele limite entre o céu e a terra que pede para ser alcançado por um povo de caminhantes”.

O homem é uma preocupação para o coração de Deus

Em seu caminho no mundo, “o homem nunca está sozinho”, recorda Francisco:

“Sobretudo o cristão não se sente nunca abandonado, pois Jesus nos assegura não somente de nos esperar ao final de nossa longa viagem, mas de nos acompanhar em cada um de nossos dias”.

“Não existirá um dia de nossa vida em que deixaremos de ser uma preocupação para o coração de Deus. E Deus, certamente proverá a todas as nossas necessidades, não nos abandonará no tempo da provação e da escuridão. Esta certeza pede para aninhar-se em nossa alma, para não apagar nunca. Alguém a chama com o nome de “Providência””.

Raiz da Esperança

O Santo Padre sublinhou que não é por acaso que entre os símbolos cristãos da esperança está a âncora:

Ela “exprime que a nossa esperança não é vaga, não é um sentimento momentâneo de quem quer melhorar as coisas deste mundo de maneira irrealista, partindo somente da própria força de vontade”: “A esperança cristã encontra sua raiz na segurança daquilo que Deus prometeu e realizou em Jesus Cristo”, disse Francisco.

Por que temer? Segue-me!

O Papa faz uma pergunta crucial para os ouvintes: “Por que temer?” “Por que temer, se Ele garantiu nunca nos abandonar e se no início de cada vocação existe um “segue-me”, “em que Ele nos assegura de estar sempre à nossa frente? “:

Certeza de que Deus não nos abandona

“Com esta promessa, os cristãos podem caminhar em toda parte. Mesmo atravessando porções do mundo ferido, onde as coisas não estão bem, nós estamos entre aqueles que também lá continuam a esperar”.

O pontífice ainda considerou uma verdade que às vezes se esquece: Se nós confiarmos unicamente em nossas forças “teríamos razões em nos sentirmos desiludidos e derrotados, porque o mundo muitas vezes se mostra refratário às ligações de amor. Mas se em nós sobrevive a certeza de que Deus não nos abandona, que Deus ama a nós e a este mundo com ternura, então, muda imediatamente a perspectiva”.

Confiança: Deus nos precedeu!

Ao encerrar suas considerações, o Papa Francisco deixou considerações de alento e esperança:

“A promessa de Jesus “Eu estou convosco” nos faz estar em pé com esperança, confiando de que o bom Deus já está trabalhando para realizar aquilo que humanamente parece impossível”.

“O santo povo fiel de Deus é gente que sabe estar em pé e caminha na esperança. E onde quer que vá, sabe que o amor de Deus o precedeu: não existe lugar do mundo que fuja da vitória de Cristo ressuscitado, a vitória do amor”. (JSG)

(Da Redação Gaudium Press, com informações RV)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas