Gaudium news > Comissão de Cardeais – C9 – trabalha na Reforma da Cúria Romana

Comissão de Cardeais – C9 – trabalha na Reforma da Cúria Romana

Cidade do Vaticano (Quarta-feira, 26-04-2017, Gaudium Press) Desde segunda-feira até esta quarta-feira, 26 de abril, realizou-se a 19ª reunião do Conselho de Cardeais (C9), com a participação do Papa Francisco.

Esta nova sessão permitiu aos cardeais, -o que representa a universalidade da Igreja- a debruçar seu olhar sobre os vários dicastérios, incluindo a Congregação para a Evangelização dos Povos.

O diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Greg Burke, forneceu alguns detalhes sobre o Encontro dos Cardeais da C-9.

Segundo ele, foram examinados vários textos que dizem respeito ao Conselho Pontifício para o Diálogo Inter-religioso, o Pontifício Conselho para os Textos Legislativos, e três tribunais: a Penitenciaria Apostólica, a Signatura Apostólica e o Tribunal da Rota Romana.

Eles não devem passar por mudanças radicais, mas uma atualização, um “aggiornamento”, em suas estruturas.

Foco de atenções: serviço a Santa Sé

Atenção foi focada sobretudo na seleção e treinamento do pessoal da Santa Sé, em todos os níveis, leigos e clero, e atividades: funcionários da Secretaria de Estado, o Conselho da Economia, e Ulsa, o Escritório de trabalho Santa Sé.

Greg Burke explicou este ponto: “Eu acho que é uma coisa fundamental que o Papa tem muito a sério: a cultura dentro da Santa Sé é o espírito de serviço, não há dúvida . Devemos, portanto, ver como será a formação do pessoal que trabalha no Vaticano. Lembre-se sempre que este não é apenas um trabalho, mas um serviço ao Santo Padre, um serviço à Santa Sé “.

As participações

Cada encarregado de setores tratou das atividades a eles concernidas:

O prefeito da Secretaria para a Economia, o cardeal George Pell, falou da gestão do orçamento do ano em curso.

O Cardeal Sean O’Malley falou sobre o trabalho da Comissão para a proteção dos menores, com especial atenção para programas educacionais, as conclusões da última sessão plenária, e as relações com os diversos dicastérios.

Outro tema que foi discutido e aprofundado foi a descentralização da relação entre as Conferências Episcopais e a Cúria Romana.

Greg Burke observou: “Vimos como mudaram as visitas ad limina: o Papa fala espontaneamente com os bispos. Não são mais entregues discurso. Nós percebemos que eles estão estudando maneiras de ser mais eficiente com relação ao serviço dos bispos e conferências episcopais.”.

O porta-voz da Santa Sé disse ainda que também foi abordada a questão de ser possível transferir certas prerrogativas da Cúria romana aos Bispos locais.

Próxima Reunião

A próxima reunião do Conselho dos Cardeais está prevista para 12, 13 e 14 de Junho. Será a 20ª sessão do órgão consultivo criado em outubro de 2013, para acompanhar o Papa no processo de reforma da Cúria Romana. (JSG)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas