Gaudium news > Olinda e Recife é confirmada como sede do próximo Congresso Eucarístico Nacional

Olinda e Recife é confirmada como sede do próximo Congresso Eucarístico Nacional

Recife – Pernambuco (Terça-feira, 02-05-2017, Gaudium Press) O próximo Congresso Eucarístico Nacional, a ser realizado em 2020, acontecerá na Arquidiocese de Olinda e Recife. O anúncio da escolha foi realizado durante a 55ª Assembleia Geral da CNBB, em Aparecida, São Paulo.

Olinda e Recife é confirmada como sede do próximo Congresso Eucarístico Nacional.jpeg

Na ocasião, Dom Fernando Saburido apresentou a candidatura da Arquidiocese de Olinda e Recife, que foi aprovada por unanimidade pelos bispos do Regional Nordeste 2 da CNBB em reunião realizada na Assembleia, bem como por várias respostas antecipadas dos vicariatos e lideranças locais.

De acordo com Dom Saburido, “a aprovação unânime foi uma grande alegria, não somente para nossa arquidiocese, mas para todo o Regional NE 2”.

“Trabalharemos juntos para realizar um, espiritualmente, rico Congresso Eucarístico Nacional para o bem da Igreja de Olinda e Recife e das demais Igrejas do nosso Regional”, concluiu o prelado.

Cada país com representatividade católica realiza seu congresso eucarístico. A Conferência Episcopal de cada nação escolhe, em sua assembleia geral, o local e o ano do Congresso.

Mesmo com a escolha da arquidiocese brasileira como anfitriã do Congresso de 2020, ainda não há data e tema para o evento, que tem a finalidade de promover uma semana intensa de atividades para a vivência profunda da Eucaristia, como missas, procissões, simpósios teológicos e jornadas pastorais.

O encontro pretende reunir pessoas diversas de vários lugares do país, além de receber um legado pontifício, que é uma autoridade do clero, designada pelo Papa para participar dos trabalhos.

Vale lembrar que o primeiro Congresso Eucarístico foi celebrado em 1881 em Lille, na França, por iniciativa de um grupo de fiéis leigos, apoiados por São Pedro Julião Eymard. Naquela época, houve uma celebração solene, na qual participaram fiéis e bispos de vários países da Europa.

Desde aquela edição, outros países desejaram realizar a iniciativa. No Brasil, o primeiro congresso ocorreu em 1933, em Salvador, na Bahia. O último, que foi o 17º Congresso Eucarístico Nacional, aconteceu em Belém do Pará, em 2016. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações CNBB

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas