Gaudium news > Petrópolis (RJ) recebe Encontro Regional de Seminaristas da CNBB

Petrópolis (RJ) recebe Encontro Regional de Seminaristas da CNBB

Petrópolis – Rio de Janeiro (Quarta-feira, 03-05-2017, Gaudium Press) A primeira edição do Encontro Regional de Seminaristas do Regional Leste 1 da CNBB aconteceu na Diocese de Petrópolis, no Rio de Janeiro, e teve a presença de 576 seminaristas.

O encontro teve início na Catedral São Pedro de Alcântara, quando os seminaristas foram recepcionados e seguiram em caminhada pelo centro histórico até a quadra da Escola Nossa Senhora do Amparo.

Durante o percurso, o bispo Dom Gregório Paixão comentou alguns detalhes sobre a história da cidade, destacando principalmente construções como a Casa da Princesa Isabel, a Casa de Santos Dumont, o Palácio de Cristal e o Museu Imperial.

Ao regressarem a Catedral, os seminaristas conheceram um pouco da história de sua construção, que na época, contou com a colaboração financeira da Princesa Isabel, mesmo quando estava no exílio, após a proclamação da República.

O Encontro Regional dos Seminaristas teve a participação de sacerdotes das dez dioceses do Regional Leste 1, bem como de bispos diversos, como o Cardeal Orani João Tempesta, Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom José Francisco Rezende Dias, Arcebispo de Niterói, Dom Roberto Francisco Ferrería Paz, Bispo de Campos, entre outros.

Na Santa Missa celebrada na Catedral São Pedro de Alcântara, o Arcebispo e presidente do Regional Leste 1, Cardeal Tempesta, destacou o encontro como uma forma de promover a unidade entre os seminaristas.

“É uma tradição que já existe na Província de Niterói e este ano se estende a todo Regional. Nós, bispos do Leste 1 achamos interessante que os seminaristas tivessem um dia de encontro para se conhecerem, confraternizarem e rezarem juntos. Escolhemos Petrópolis por ser um local importante para história do Brasil. Começamos com a celebração eucarística e depois um momento de lazer na Fazenda das Arcas, em Itaipava. Com este encontro os seminaristas têm a oportunidade de conhecer as diversas realidades e ver que Deus continua chamando jovens para o sacerdócio”, afirmou.

Por sua vez, o reitor do Seminário Diocesano de Petrópolis, Padre Luiz Henrique, lembrou o apoio que recebeu dos leigos de diversas paróquias para montar a estrutura a fim de receber os seminaristas.

“Essa é uma experiência de unidade. É importante viver esta integração, ter esta troca de experiência. É uma graça muito grande estarmos reunidos e para mim, que estou à frente do seminário a tão pouco tempo, é um grande desafio, mas, é uma alegria poder contar com tantas pessoas da diocese para atender os seminaristas”, contou. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações Arquidiocese do Rio de Janeiro

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas