Gaudium news > Primeiro Congresso Continental da Misericórdia em Aparecida divulga programação

Primeiro Congresso Continental da Misericórdia em Aparecida divulga programação

Aparecida – São Paulo (Quinta-feira, 04-05-2017, Gaudium Press) O Primeiro Congresso Continental da Misericórdia em Aparecida acontecerá entre os dias 22 e 25 de junho, no Santuário Nacional dedicado a Padroeira do Brasil.

Primeiro Congresso Continental da Misericórdia em Aparecida divulga programação.png

O encontro terá lugar no Centro de Eventos Padre Vitor Coelho e será inspirado no lema “Sua misericórdia se estende de geração em geração sobre os que o temem” (Lc 1, 5).

Na ocasião, será refletida como proposta o “Misericordiae Vultus”, o rosto Misericordioso de Deus – bula de proclamação do Jubileu Extraordinário da Misericórdia -, a partir de um estilo de ser Igreja a fim de favorecer o caminho da Nova Evangelização no Continente Americano e no mundo.

O congresso, que terá sua primeira edição no Continente Americano, marcará os 300 anos do encontro da Imagem de Nossa Senhora Aparecida nas águas do rio Paraíba do Sul. Também serão comemorados os dez anos do encontro dos Bispos do CELAM na cidade sede.

Para esta reunião, estarão presentes o Cardeal Raymundo Damascenos Assis, Arcebispo de Aparecida, como anfitrião, e o Cardeal Orani João Tempesta, Arcebispo do Rio de Janeiro, como animador, além da presença de representantes de diversas comunidades e instituições que serão responsáveis pelas orientações catequéticas, litúrgicas e teológicas, pela acolhida, entre outras atividades.

Conferências

Ao todo, o congresso apresentará aos participantes quatro conferências, baseadas na “Misericordiae Vultus”.

“Precisamos sempre contemplar o mistério da misericórdia. É fonte de alegria, serenidade e paz. É condição da nossa salvação. Misericórdia: é a palavra que revela o mistério da Santíssima Trindade. Misericórdia: é o ato último e supremo pelo qual Deus vem ao nosso encontro. Misericórdia: é a lei fundamental que mora no coração de cada pessoa, quando vê com olhos sinceros o irmão que encontra no caminho da vida. Misericórdia: é o caminho que une Deus e o homem, porque nos abre o coração à esperança de sermos amados para sempre, apesar da limitação do nosso pecado”, declara, em nota, a organização do evento.

Já a dinâmica a ser realizada ao longo do encontro mostrará a misericórdia “a partir da Santíssima Trindade e seu reflexo na vida de Maria, a mãe da misericórdia encarnada e mãe de misericórdia que encarnou o amor de Deus em sua vida, em seus gestos, como fiel discípula missionária”.

Cada tema será desenvolvido por um conferencista por aproximadamente 60 minutos e terminará com um momento de oração, acompanhado por cânticos e louvores.

A primeira conferência acontecerá na sexta-feira, 23 de maio, às 10h30, com o tema “O Pai das Misericórdias”, na qual será refletido o seguinte enfoque: “‘Misericordiosos como o Pai’ foi o lema do Ano da Misericórdia”.

Por sua vez, a segunda conferência tratará sobre “Jesus: o rosto da Misericórdia”, a fim de recordar o primeiro parágrafo da “Misericordiae Vultus”, no qual é lembrado que “Jesus Cristo é o rosto da misericórdia do Pai”.

No sábado, 24 de maio, às 10h30, tem início a terceira conferência, a respeito do “Espírito Santo: a efusão da Misericórdia”, na qual será abordado o episódio em que Santo Agostinho afirma que o Espírito Santo é o amor do Pai e do Filho e a intimidade dinâmica de Deus.

Por fim, às 15h30, será realizada a quarta e última conferência, inspirada na temática “Maria: a Mãe de/da Misericórdia”. Na ocasião, serão recordados alguns pensamentos do Santo Padre acerca da “Misericordiae Vultus”, entre eles, o fato de que “ninguém, como Maria, conheceu a profundidade do mistério de Deus feito homem”. (LMI)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas