Gaudium news > Pensamento do Papa Emérito motiva a criação da Sociedade Ratzinger do Brasil

Pensamento do Papa Emérito motiva a criação da Sociedade Ratzinger do Brasil

Brasília (Quinta-feira, 04-05-2017, Gaudium Press) Durante a realização da 55ª Assembleia Geral da CNBB, houve a criação da Sociedade Ratzinger do Brasil (SRB).

Pensamento do Papa Emérito motiva a criação da Sociedade Ratzinger do Brasil.jpg

A nova instituição tem como finalidade traduzir a “Joseph Ratzinger Opera Omnia” e divulga-la pelo país, além de promover atividades de estudo e pesquisa sobre a obra do Papa Emérito Bento XVI, assim como de obras a respeito do seu pensamento e sobre temas por ele tratados.

Além disso, a SRB pretende realizar congressos, seminários e cursos de atualização teológica; organizar encontros periódicos de caráter regional, nacional e internacional; realizar trabalhos interdisciplinares com outras sociedade e instituições teológicas congêneres; e publicar obras científicas e de divulgação sobre a teologia de Joseph Ratzinger.

Os membros fundadores podem admitir a entrada de novos sócios mediante as condições do Estatuto Social da Sociedade. O interesse no estudo do pensamento do Papa Emérito é visto como uma das condições básicas.

A sede da Sociedade ficará localizada no Setor de Grandes Áreas Nortes, Quadra 601, Módulos E/F, em Brasília.

O Conselho Diretor da SRB ficou constituído com os seguintes membros: o Cardeal Odilo Scherer, Arcebispo de São Paulo; Dom Jaime Spengler, Arcebispo de Porto Alegre; Cardeal Raymundo Damasceno, Arcebispo Emérito de Aparecida; Cardeal Orani Tempesta, Arcebispo do Rio de Janeiro; Dom Murilo Sebastião Krieger, Primaz do Brasil e arcebispo de Salvador; e Dom Pedro Carlos Cipollini, bispo de Santo André (SP).

O Cardeal Sérgio da Rocha, Arcebispo de Brasília e presidente da CNBB, foi eleito para a presidência do Comitê Científico da Sociedade.

Para esse mesmo comitê, foi eleito na função de secretário Monsenhor Luiz Catelan Ferreira, subsecretário de Pastoral da CNBB e assessor da Comissão Episcopal Pastoral para a Doutrina da Fé.
Vale ressaltar que no Vaticano, há uma instituição semelhante, a Fundação Joseph Ratzinger – Papa Bento XVI, atualmente presidida pelo Padre Federico Lombardi, ex porta-voz do Papa Francisco. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações CNBB

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas