Gaudium news > Criada pela CNBB a Comissão Episcopal Especial para os Bens Culturais

Criada pela CNBB a Comissão Episcopal Especial para os Bens Culturais

Brasília (Quinta-feira, 04-05-2017, Gaudium Press) Com a missão de fomentar o cuidado com o patrimônio material e imaterial da Igreja no Brasil, em diálogo com os órgãos governamentais e eclesiais especializados, foi criada pela CNBB a Comissão Episcopal Especial para os Bens Culturais.

Criada pela CNBB a Comissão Episcopal Especial para os Bens Culturais.jpg

A instituição é um dos projetos da Comissão Episcopal Pastoral para a Cultura e a Educação da Conferência.

A comissão nomeada tem como presidente Dom João Justino de Medeiros, Arcebispo coadjutor de Montes Claros (MG), que também preside a Comissão Episcopal para Cultura e Educação.

Além do prelado, compõem a comissão o Arcebispo de Maceió, Dom Antônio Muniz, e o bispo de Petrópolis (RJ), Dom Gregório Paixão.

“O patrimônio histórico-artístico pertencente à Igreja nos coloca diante de um privilegiado potencial evangelizador e de um qualificado instrumento para o diálogo com a cultura. Muitas dioceses no Brasil já organizaram comissões locais e tem dispensado esforços de trabalho para a preservação dos seus bens histórico-artísticos. São visíveis os resultados dessas comissões. Também alguns Regionais da CNBB fizeram o mesmo. O objetivo da comissão será o de estimular a atuação da Igreja no Brasil a fim de que se efetive o cuidado, a preservação e o uso desse enorme patrimônio que nos foi legado pelas gerações passadas como uma expressão de fé”, destacou Dom João Justino.

Por sua vez, o Padre Danilo Pinto, assessor do Setor Universidades da CNBB, também prestará assessoria a nova comissão. “Sinto-me, no mínimo, honrado por contribuir como primeiro assessor de comissão tão necessária, além de trabalhar ao lado dos membros desta nova comissão”, declarou o sacerdote.

“Este colorário de igrejas, arte sacra e tradições, são retrato da fé cristã impressa e vivenciada no país, nestes mais de quinhentos anos de anúncio de Jesus Cristo. Infelizmente, este patrimônio eclético, por carência de recursos ou desinformação, tem sido alvo de depreciação. Sem incluir nesta conta os inúmeros casos de furtos e vandalismo, recentes”, completou o presbítero. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações CNBB

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas