Gaudium news > Estabelecidas relações diplomáticas entre Vaticano e Mianmar

Estabelecidas relações diplomáticas entre Vaticano e Mianmar

Cidade do Vaticano (Quinta-feira, 04-05-2017, Gaudium Press) Num comunicado, a Sala de Imprensa da Santa Sé informa que “a Santa Sé e a República da União de Mianmar, desejosas de promover ligações de amizade recíproca, decidiram, de comum acordo, estabelecer relações diplomáticas no âmbito de Nunciatura Apostólica da parte da Santa Sé e de Embaixada da parte da República da União de Mianmar”.

O Papa Francisco recebeu em audiência, nesta quinta-feira (04/05), no Vaticano, a conselheira de Estado e ministra das Relações Exteriores de Mianmar, Aung San Suu Kyi, sendo concretizada a abertura de relações diplomáticas.

Santa Sé e Mianmar

Desde 1990 a questão das relações diplomáticas entre Santa Sé e Mianmar são tratadas nos encontros entre funcionários do governo, delegados apostólicos e altos oficiais da Santa Sé.
A República da União de Mianmar é o 183º país a estabelecer plenas relações diplomáticas com a Santa Sé.

O país

O país – que até 1989 tinha o nome de Birmânia – tem a paisagem marcada por colinas e vales, circundados por cadeias de montanhas, estendendo-se por uma superfície de 677.000 km².

Em 2005, a capital foi oficialmente transferida de Yangon para Naypyidaw. Com uma população de 53.614.000 habitantes, Mianmar é formado por 135 etnias, das quais os grupos majoritários são: Kachin, Kayah, Kayin, Chin, Bamar, Mon, Rakhine e Shan.

As principais religiões professadas são o budismo (89,2%); o cristianismo (5%); o islamismo (3,5%) o hinduísmo (0,5%) e o animismo (1,2%).

A partir de 2011 país começou a abrir-se de modo gradual ao livre mercado, verificando altas taxas de crescimento econômico (ao redor de 8%). O crescimento interessou a todos os setores da economia (turismo, exportação de gás, indústria têxtil, telecomunicações, combustíveis, mercado imobiliário), atraindo também investimentos estrangeiros.

Segundo especialistas, a economia em Mianmar tem grandes potencialidades de crescimento e estima-se que até 2030 poderia quadruplicar, graças sobretudo aos investimentos na indústria de alta tecnologia.

Evangelização

Por ocasião das celebrações dos 500º anos da evangelização em Mianmar (21-23 de novembro de 2014), o Papa Francisco nomeou o Arcebispo de Bombaim, Osvaldo Gracias, como seu enviado especial para o evento religioso.

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas