Gaudium news > Reconhecidas as “virtudes heroicas” do Cardeal Van Thuan

Reconhecidas as “virtudes heroicas” do Cardeal Van Thuan

Cidade do Vaticano (Sexta-feira, 05-05-2017, Gaudium Press) O Cardeal vietnamita Francisco Xavier Van Thuán está mais próximo de ser beatificado.

Reconhecidas as virtudes heroicas do Cardeal Van Thuan.png
Cardeal Van Thuán, por Paul Newton

O Papa Francisco acaba de assinar o decreto que reconhece oficialmente que Van Thuán viveu heroicamente as virtudes cristãs. Assim que for demonstrado que um milagre tenha acontecido por sua intercessão ele poderá ser declarado Beato da Santa Igreja.

Perseguição comunista

Em 1975, dois dias após que Paulo VI o tinha nomeado bispo coadjutor de Saigon, ele foi preso pelo regime comunista. Encarcerado, ele foi acusado de conspirar a favor do Vaticano.

Ele passou 13 anos como prisioneiro nas masmorras mantidas pelos comunistas no Vietnam. Em nove desses anos ele foi colocado em total isolamento.

Ele tinha sempre consigo uma corrente com um crucifixo feito de modo clandestino na prisão.

“Saiba que eu fiz esta corrente com pedaços de arame que carcereiros cortaram para mim. Me trouxeram uma pequena pinça para recortar e fizemos a corrente em quatro horas.

O testemunho mais importante que podemos dar é o amor, o perdão e a reconciliação. Esquecer o passado e pensar no futuro para construir juntos nosso país, para construir um mundo mais belo. Como disse outro dia, o futuro é muito mais apaixonante que todos os passados juntos”.

Outros Decretos

Francisco assinou também outros decretos. Entre eles um que reconhece os milagres que permitiram a beatificação de um Frade Capuchinho de Detroit, Frei Solano Casey e a argentina Catalina de Maria.

Ainda foram reconhecidas pelo Papa as “virtudes heroicas” da mística italiana Edvige Carboni, que teve inúmeras visões e também da espanhola Guadalupe Ortiz de Landázuri, que iniciou o trabalho do Opus Dei, no México. (JSG)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas