Gaudium news > Livro destaca a história pouco conhecida da Igreja Católica nos EUA

Livro destaca a história pouco conhecida da Igreja Católica nos EUA

Washington – Estados Unidos (Sexta-feira, 05-05-2017, Gaudium Press) Numerosos dados pouco conhecidos da história dos Estados Unidos, referidos às dificuldades e contribuições da Igreja Católica na história do país, são o atrativo principal de um livro recentemente lançado pela editora ‘Stella Maris’ da Espanha: “A história dos Estados Unidos como jamais te contaram”. Seu autor, o escritor catalão Jorge Soley, buscou reconhecer a contribuição da Espanha na história dessa nação e “a situação dos católicos nos Estados Unidos, durante muito tempo cidadãos de segunda”, segundo comentou ao blog ‘Somatemps’.

Livro destaca a história pouco conhecida da Igreja Católica nos EUA.jpg

A história da Igreja Católica nos Estados Unidos é pouco conhecida inclusive em ambientes católicos e a discriminação padecida pelos fiéis em alguns lugares como o estado de Maryland durante a independência, não é frequentemente relatada. “Alguns fatos foram chave para mudar este estado das coisas”, explicou Soley, “como o papel das monjas que cuidaram de milhares de feridos durante a Guerra Civil ou o da universidade católica de Notre Dame que foi determinante para acabar com o Ku Klux Klan, por não falar dos numerosos missionários que evangelizaram o selvagem Oeste (tanto o chefe índio ‘Touro Sentado’ como ‘Buffalo Bill’ acabaram seus dias no seio da Igreja Católica)”.

O legado dos católicos no país norte-americano tem uma nova notoriedade pelos fatos como a próxima canonização do Beato Frei Junípero Serra, fundador de nove missões espanholas na Alta Califórnia, uma das quais muito perto do lugar que ocuparia a cidade de Los Angeles: o zelo evangelizador do religioso levou além da Fé o desenvolvimento a uma terra considerada inóspita e que tomaria posteriormente grande relevância para a vida do país.

Os dados inusuais coletados pelo autor contribuem para formar uma imagem mais completa da história do país e não se limitam ao tema religioso, abarcando histórias como a da Batalha de São Patrício, composto por desertores do Exército dos Estados Unidos que decidiram colocar-se do lado dos mexicanos, junto a uma minoria de alemães, canadenses, poloneses e franceses, na Intervenção dos Estados Unidos nesse país em 1846. Narrações como esta são acompanhadas por anedotas inesperadas, como a da figura de Al Capone, famoso por liderar a máfia, convertido no final de sua vida em um fiel piedoso, promotor da devoção à Divina Misericórdia. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas