Gaudium news > O importante trabalho dos salesianos no Vietnã

O importante trabalho dos salesianos no Vietnã

Hanoi – Vietnã (Sexta-feira, 05-05-2017, Gaudium Press) Do norte ao sul do Vietnã, os salesianos desenvolvem importantes trabalhos, particularmente junto aos jovens.

A primeira obra salesiana no Vietnã foi um albergue em Hanoi, que foi aberto no ano de 1952 e teve que ser fechado no ano de 1954. Os motivos foram políticos. Após 40 anos os salesianos puderam retornar e reconstruir a Igreja da região. Atualmente são 21 salesianos que atendem aos jovens e a Igreja local através de 10 presenças ao Norte do Vietnã. No mês de setembro se estabeleceu canonicamente a primeira comunidade em Cat Dam.

Implantar o carisma salesiano nesta região, onde a décadas não havia rastro de sacerdotes, não é fácil. No recente giro de Animação do Reitor Maior assinalou que “o lento, humilde, mas decisiva mudança dos Salesianos até o norte do país terá uma repercussão importante para o futuro. Temos que sair da zona de conforto no Sul”.

Os salesianos estão abrindo os primeiros oratórios e trabalham com os jovens das escolas rurais. Na Diocese de Kontum-Pleikou, no centro do país, se encontra a missão salesiana entre a minoria étnica de Gia Rai. Eles representam a grande parte dos católicos nas zonas rurais da região, são por volta de 400 mil e sua forma tradicional de vida se vê ameaçada pela cultura contemporânea.

Nesta região se encontram 09 salesianos que vivem em seis lugares diferentes e animam cinco paróquias rurais com um total de 22 estações missionárias e levam a cabo atividades no oratório, cuidam da catequese e gerenciam vários internatos para as povoações indígenas.

Por último, em Dong Thuan, no Sul do Vietnã, 12 salesianos e 03 Irmãs de Maria Auxiliadora são os administradores de um centro de formação profissional que alberga por volta de 145 jovens que se encontram etiquetados como “sem esperança”, já que procedem de famílias com problemas, que se encontram fora dos ciclos escolares, que cresceram nas ruas e tem alguns vícios.

Este centro foi fundado no ano de 2004, e trabalha principalmente para devolver a confiança e a segurança dos jovens e tem como base o Sistema Preventivo. O nome de Dom Bosco não é bem conhecido nesta região, e os salesianos tratam de chegar à povoação e à juventude com muitas iniciativas: oferecendo água potável, programas de moradia para as pessoas que necessitam, além de um no e muito atrativo oratório salesiano diário. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas