Gaudium news > Aproximadamente 6 mil participam da Jornada Estadual de Catequese em Caxias do Sul (RS)

Aproximadamente 6 mil participam da Jornada Estadual de Catequese em Caxias do Sul (RS)

Caxias do Sul – Rio Grande do Sul (Segunda-feira, 08-05-2017, Gaudium Press) A Diocese de Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, sediou a segunda edição da Jornada Estadual de Catequese.

 Aproximadamente 6 mil participam da Jornada Estadual de Catequese em Caxias do Sul (RS).jpg
Público participou das atividades promovidas pela organização da segunda Jornada Estadual de Catequese
Foto: Diocese de Caxias do Sul

Inspirada no tema “Palavra de Deus, fonte da catequese!” e no lema “A Palavra está perto de ti, em tua boca e em teu coração (Dt 30,11-14)”, o evento ocorreu nos pavilhões do parque de eventos da Festa da Uva e reuniu aproximadamente 6 mil catequistas de todo o Estado.

As atividades tiveram início com acolhida e animação, conduzida pelo Padre Ezequiel Dall Pozzo.

O bispo diocesano de Caxias do Sul, Dom Alessandro Ruffinoni, acolheu os participantes, enquanto o Arcebispo de Porto Alegre e presidente do Regional Sul 3 da CNBB, Dom Jaime Spengler, recordou que o tema da Iniciação Cristã foi debatido na 55ª Assembleia Geral dos Bispos da CNBB, ocorrida na última semana.

Logo após, o público presenciou a chegada da Imagem de Nossa Senhora Aparecida, em alusão aos 300 anos de sua aparição nas águas do rio Paraíba do Sul, em Aparecida, São Paulo.

Ao longo do evento, foram celebrados os ritos do sinal da cruz, entrega da Bíblia e da luz e a renovação das promessas batismais.

A Jornada também proporcionou aos participantes momentos de catequese sobre os temas “Querigma”, assessorado pelo bispo auxiliar de Porto Alegre, Dom Leomar Brustolin; “Mistagogia”, com a irmã Maria Aparecida; e “Missão”, conduzido pelo bispo diocesano de Osório, Dom Jaime Kohl.

As atividades encerraram-se com a celebração eucarística, presidida pelo bispo da Diocese de Pelotas, Dom Jacinto Bergmann, referencial da Pastoral Catequética no Regional Sul 3 da CNBB, seguida pela bênção de envio e a entrega de uma cruz para cada bispado representado no encontro. (LMI)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas