Gaudium news > Cruzes de flores enfeitam festa popular da Santa Cruz na Espanha

Cruzes de flores enfeitam festa popular da Santa Cruz na Espanha

Valência – Espanha (Terça-feira, 09-05-2017, Gaudium Press) No dia 03 de maio, a Igreja em vários países comemorou a festa da Exaltação da Santa Cruz, uma solenidade que atualmente se celebra no dia 14 de setembro mas que tradicionalmente se observava com diversas manifestações de Fé no mês de maio. Seguindo esta tradição medieval, a Arquidiocese de Valência, Espanha, se viu enfeitada com 48 “cruzes de maio”: monumentos florais com a forma da Cruz em vários lugares da cidade.

Cruzes de flores enfeitam festa popular da Santa Cruz na Espanha.jpg

A fabricação das cruzes esteve a cargo de associações culturais, comissões festivas, paróquias e organizações que buscam a continuidade da tradição. Os monumentos foram realizados em flores naturais, plantas, pedras e elementos com água e luz. Para promover a participação, a Sociedade ‘Lo Rat Penal’ organiza um concurso que se celebra desde 1926.

As cruzes foram confeccionadas na noite do dia 02 de maio e os jurados visitaram a totalidade de monumentos na manhã da festa. Apesar de ser um trabalho detalhado, deve realizar-se no último momento para que as flores se encontrem frescas para a celebração. Os aspectos tidos em conta para a qualificação são a qualidade e a quantidade de flores empregadas, à peculiaridade das espécies vegetais, o uso de flores autóctones, a composição e o desenho.

Cruzes de flores enfeitam festa popular da Santa Cruz na Espanha (2).jpg

Apesar de serem confeccionadas 51 cruzes, três delas não foram tidas em conta pelos organizadores por não ter estado prontas para o momento em que foram visitadas pelos jurados. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas