Gaudium news > Novos bispos para o Brasil são nomeados pelo Papa Francisco

Novos bispos para o Brasil são nomeados pelo Papa Francisco

Brasília (Quarta-feira, 10-05-2017, Gaudium Press) A Nunciatura Apostólica no Brasil anunciou nesta quarta-feira, 10 de maio, algumas mudanças no episcopado brasileiro.

Após aceitar a renúncia apresentada por Dom José Haring, o Papa Francisco nomeou para a Diocese de Limoeiro do Norte (CE) o Padre André Vital Félix da Silva, então Conselheiro Provincial da Província Brasil Recife dos Sacerdotes do Sagrado Coração de Jesus (Dehonianos).

Por sua vez, a Diocese de São Luiz de Cáceres (MT) acolherá o Padre Jacy Diniz Rocha, que até o momento era pároco de Santo Antônio de Coluna e coordenador diocesano de pastoral da Diocese de Guanhães (MG).

Já a Arquidiocese de Niterói (RJ) receberá um bispo auxiliar. Trata-se do Padre Luiz Antônio Lopes Ricci, oriundo do clero da Diocese de Bauru (SP).

Novos bispos para o Brasil são nomeados pelo Papa Francisco.jpg

Dom André Vital Félix da Silva

Nascido no Recife, em Pernambuco, iniciou sua caminhada religiosa estudando Filosofia. Depois, cursou Teologia em Olinda e em Roma, obteve o mestrado em Teologia Bíblica na Pontifícia Universidade Gregoriana. Mais tarde, foi ordenado em 1986 e assumiu funções diversas ao longo dos anos, como vigário paroquial, formador, administrador paroquial, vice-provincial e membro da Comissão Dehoniana de Teologia da América Latina.

Dom Jacy Diniz Rocha

Novos bispos para o Brasil são nomeados pelo Papa Francisco (2).jpgOriundo de São João Evangelista (MG), estudou Filosofia em Brasília e Teologia em Brasília, Barra (BA) e em Belo Horizonte (MG). Foi ordenado em 1984 e incardinado em Barreiras (BA). Em 2003, foi transferido para o município de Guanhães (MG). Por lá, foi administrador apostólico, pároco, responsável e professor de agentes de pastoral e membro do Conselho Presbiteral e do Colégio de Consultores.

Dom Luiz Antônio Lopes Ricci

Novos bispos para o Brasil são nomeados pelo Papa Francisco (3).jpg

O religioso nasceu na cidade paulista de Bauru. Estudou Filosofia e Teologia em Marília (SP) e em Roma, na Academia Alfonsiana, obteve mestrado e doutorado em Teologia Moral. Também frequentou o pós-doutorado em Bioética no Centro Universitário São Camilo, em São Paulo.

No ano de 1997, foi ordenado sacerdote, sendo incardinado em Bauru. Desde então, exerceu as funções de reitor do Seminário Provincial de Marília; coordenador diocesano de pastoral; professor da Faculdade João Paulo II em Marília; vigário-geral; e membro do Conselho presbiteral e do Colégio de Consultores. Atualmente, é Diretor da Faculdade João Paulo II em Marília (SP). (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações Rádio Vaticano

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas