Gaudium news > Roma acolhe “procissão das rosas” em homenagem à Nossa Senhora

Roma acolhe “procissão das rosas” em homenagem à Nossa Senhora

Roma – Itália (Quarta-feira, 10-05-2017, Gaudium Press) No primeiro final de semana de maio, por volta de mil rosas adornaram as principais ruas da Cidade Eterna. O motivo: uma homenagem à Nossa Senhora por ocasião do mês mariano e marcando o início das celebrações pelo Centenário das aparições de Nossa Senhora de Fátima, que se comemora no dia 13.

Roma acolhe procissão das rosas em homenagem à Nossa Senhora.jpg

A conhecida “Procissão das rosas”, é uma iniciativa realizada todos os anos pela comunidade paroquial de ‘San Salvatore in Lauro’ cada primeiro sábado do mês, para marcar o início do mês dedicado a Nossa Senhora e por sua vez render um especial tributo às mães, tendo como modelo a Maria Santíssima.

A procissão, que contou com uma nutrida presença de mães que levavam consigo uma rosa, começou às 16h15 a partir da igreja paroquial, até a Praça Navona, passando pela Via Vecchirelli e a Via dei Coronari. Já na cêntrica praça romana se realizou um ato público de Fé em torno da Mãe de Deus.

Roma acolhe procissão das rosas em homenagem à Nossa Senhora (2).jpg

“As rosas que acompanham este evento são sinal de afeto por Maria e por todas as mães, sinal do renascer da esperança entre os espinhos da vida”, assinalaram a partir de San Salvatore in Lauro.

Posteriormente, regressando já o cortejo processional até ‘San Salvatore in Lauro’, ocorreu uma solene Eucaristia que presidiu às 18h o Cardeal Dominique Mamberti, Presidente do Tribunal da Signatura Apostólica. Na ocasião os participantes se consagraram ao Coração Imaculado de Maria e receberam a Indulgência Plenária.

Este ano a celebração esteve marcada pelos cem anos das aparições de Maria em Fátima. Por esta razão a imagem de Nossa Senhora de Fátima foi a protagonista encabeçando a procissão.

Por que as rosas?

As rosas sempre estiveram ligadas a Nossa Senhora, o mesmo Santo Rosário, que é a oração mariana por excelência, é conhecida como “Coroa de Rosas”, e está constituído por cinquenta rosas, que é a oração que se confia a Maria em honra a seu Filho Jesus.

Roma acolhe procissão das rosas em homenagem à Nossa Senhora (3).jpg

O Santo Rosário foi confiado a São Domingos de Gusmão, fundador da Ordem dos Pregadores Dominicanos, pela mesma Maria. Quando lhe apresentou ao Santo, a Mãe do Céu, lhe disse: “A principal peça de batalha foi o saltério angélico (O Rosário), que é fundamento do Novo Testamento. Por isso, se queres ganhar para Deus esses corações endurecidos prega meu saltério”.

A “Coroa de Rosas”, é ainda o melhor meio para passar toda a vida em união com Nossa Senhora. Sobre ele dizia o Papa Pio IX: “Se quereis que a paz reine em vossos corações, em vossa família e em vossa pátria, rezai todos os dias no seio do lar o Santo Rosário; pois não é outra coisa que o mesmo Evangelho compendiado, o qual dará aos que rezem a paz santa prometida nas Sagradas Escrituras”. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas