Gaudium news > Bispo Mexicano condena jogo virtual que leva ao suicídio

Bispo Mexicano condena jogo virtual que leva ao suicídio

Ciudad Juarez – México (Quinta-feira, 11-05-2017, Gaudium Press) Em si, as coisas não são nem boas nem más, o seu bom ou mau uso é que determinam a qualidade delas.

Ainda há pouco, o Bispo de Ciudad Juarez, no México, Dom José Guadalupe Torres Campos, afirmou que “O desafio da Baleia azul é grande e deve ser condenado, é uma terrível epidemia. É reprovável”. O prelado disse isto ao pedir aos pais que prestem atenção em seus filhos quando usam a internet e que eles sejam seguidos para evitar que caiam neste terrível “jogo” que leva a consequências trágicas”.

Bispo Mexicano condena jogo virtual que leva ao suicídio.jpg

Baleia azul

“Baleia Azul”, é um modo de usar mal a internet, trata-se de um novo “jogo” que está fazendo muitas vítimas entre os adolescentes.

Ele consiste na imposição de 50 provas a serem vencidas e ultrapassadas. As primeiras provas apresentadas são banais e sem qualquer consequência mais especial.

Outras provas vão aparecendo e cada uma delas com um grau maior de dificuldade e sobretudo de achincalhes baseados na auto-humilhação que vai conduzindo os iniciados até a última das provas que leva ao suicídio.

Quem administra este percurso de provas achincalhantes e deprimentes é um tipo de árbitro que se esconde atrás da “rede” virtual que exige a apresentação de provas realizadas ou fotos feitas para o cancelamento das provas precedentes. No final, o achincalhado e deprimido “jogador” deve decidir como… suicidar-se.

Tudo indica que o tal jogo tenha nascido no VKontakte, uma espécie de Facebook usado na Rússia, e que se espalhou rapidamente entre os adolescentes. Segundo um jornal local, o “Novaya Gazeta”, desde 2016 o Baleia Azul já teria causado muitas mortes.

O tempo, a frustração e o vazio de Deus das almas da maioria dos jovens se incumbiram da expansão do jogo por vários países na América, entre eles Colômbia, Chile, Brasil, Bolívia e Uruguai, locais onde as autoridades policiais já iniciaram investigações.

Informa-se que somente nas últimas semanas já foram tidos como sendo causados por este jogo de morte, pelo menos, dez suicídios entre adolescentes de Chihuahua e de outras regiões mexicanas.

Denúncia do Bispo

Por isso, Dom Torres Campos destacou, em sua homilia de domingo, que é preciso proteger os adolescentes: “As crianças e os adolescentes, às vezes em casa sozinhos, começam inocentemente a brincar por curiosidade e, no final, acabam capturados, são enganados”.?

Dom Torres Campos alertou os pais e a opinião pública depois que, na semana passada, uma adolescente de 15 anos foi internada em estado urgência no hospital Parral de Chihuahua, depois de uma tentativa de suicídio, que tudo leva a crer que tenha intima relação com o tal jogo Baleia Azul.

Por sua vez, dados da imprensa mexicana, em Ciudad Juarez, em 2015 foram registrados 103 suicídios e no ano passado, os suicídios foram 318. (JSG)

(Da Redação Gaudium Press, com informações FIDES)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas