Gaudium news > “Estarei entre vocês como servidor e aprendiz”, disse novo bispo auxiliar de Niterói

“Estarei entre vocês como servidor e aprendiz”, disse novo bispo auxiliar de Niterói

Niterói – Rio de Janeiro (Quinta-feira, 11-05-2017, Gaudium Press) Em carta direcionada a Arquidiocese de Niterói, no Rio de Janeiro, o Monsenhor Luiz Antônio Lopes Ricci saudou os fiéis do município após o comunicado de sua nomeação como bispo auxiliar.

Estarei entre vocês como servidor e aprendiz, disse novo bispo auxiliar de Niterói.jpg

Na carta, endereçada a toda a comunidade arquidiocesana, o religioso manifestou gratidão a Deus pelo dom da vida cristã, assim como pela vocação sacerdotal e por chama-lo para o ministério episcopal. “Estarei entre vocês como servidor e aprendiz. Espero poder contribuir, contando sempre com a Graça de Deus”, escreveu.

Dom Ricci contou ainda que depois de ouvir o comunicado que recebeu com “temor e tremor”, referindo-se a carta de São Paulo aos Filipenses, a primeira imagem que o tocou foi a da Ponte Rio-Niterói, que interliga a sede episcopal ao município.

“Desejo ser um operário na Vinha do Senhor, construtor de pontes, na comunhão eclesial e solidária, colaborando para ‘aterrar os vales e aplainar montanhas e colinas’ (cf. Lc 3,5), como anunciou São João Batista, Padroeiro da Arquidiocese de Niterói”, disse.

O novo bispo auxiliar de Niterói acrescentou que ficara “surpreso com a nomeação, acolhida com gratidão e confiança, após intenso e sofrido discernimento”.

“Sempre acreditei que quando Deus dá uma missão, oferece-nos também os meios para bem cumpri-la, em seu nome, por amor e com amor. Diante de tantos fatos que ocorreram em minha vida posso afirmar: ‘Senhor, em tudo engrandeceste e glorificaste o teu povo, sem deixar de assisti-lo, em todo tempo e lugar o socorreste’ (Sb 19,22)”, completou.

A nomeação havia sido anunciada pelo Arcebispo de Niterói, Dom José Francisco Rezende Dias, “com o coração exultante de alegria”. O prelado, aliás, agradeceu ao Monsenhor Luiz pela resposta generosa e a acolhida “ao chamado ao serviço pastoral e missionário ente nós”.

Dom José Francisco lembrou inclusive que há tempos é esperada a colaboração de um auxiliar, considerado um “presente” muito agradecido ao Papa Francisco e ao Núncio Apostólico no Brasil, Dom Giovanni D’Aniello.

Por fim, o Arcebispo de Niterói expressou ao auxiliar a “certeza de que tudo será feito para que se sinta em casa e possa exercer com alegria seu ministério episcopal para maior glória de Deus”, confiando o seu ministério aos padroeiros da Arquidiocese, São João Batista e Nossa Senhora Auxiliadora.

Monsenhor Luiz Antônio será o quarto bispo auxiliar de Niterói e substituirá o atual bispo de Campos (RJ), Dom Roberto Francisco Ferrería Paz. A ordenação episcopal do mais novo prelado acontecerá em 16 de julho próximo, Memória de Nossa Senhora do Carmo, às 15h, na cidade paulista de Bauru. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações Arquidiocese de Niterói

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas