Gaudium news > "Não temer a verdade", diz Papa a cientistas

"Não temer a verdade", diz Papa a cientistas

Cidade do Vaticano (Sexta-feira, 12-05-2017, Gaudium Press) Convidados pela Specola Vaticano, cientistas de vários países foram convidados a participar, de 9 a 12 de maio, de um encontro em Castel Gandolfo. O tema dos debates foi “Buracos Negros, Ondas Gravitacionais e Singularidade do Espaço-Tempo”.

O evento procurou relembrar a herança científica do cosmólogo belga Monsenhor Georges Lemaître, ex-diretor da Pontifícia Academia das Ciências de 1960 a 1966, ano de seu falecimento.

Papa Francisco

Não temer a verdade, diz Papa a cientistas.jpg

Antes de partir para Fátima, o Papa recebeu os participantes deste Congresso promovido pelo Observatório Astronômico da Santa Sé, localizado em Castel Gandolfo.

Segundo a programação pré-estabelecida, foram debatidos temas como o início do universo e a sua sucessiva evolução, a estrutura do espaço e do tempo.

Estes temas, segundo afirmou Francisco em sua saudação aos participantes, interpelam profundamente a nossa consciência que se confluem numa “arena”, pois, inevitavelmente, envolvem campos diferentes, como a ciência, a filosofia, a teologia e também a vida espiritual.

Nas palavras do Papa Francisco aos participantes o Pontífice afirmou que na imensidão espaço-temporal do universo, “nós seres humanos podemos experimentar um sentimento de estupor e experimentar a nossa pequenez, enquanto emerge no nosso ânimo a pergunta do salmista: ‘que é um mortal, para dele te lembrares, e um filho de Adão, que venhas visitá-lo?’ (Sal 8,5)”.

Sabedoria Divina, Caos e Ocaso

“A existência e a inteligibilidade não são fruto do caos ou do acaso, mas da sabedoria divina”, afirmou Francisco dirigindo-se aos cientistas.

“Jamais se deve ter medo da verdade”, disse o Pontífice ao encerrar suas breves palavras que procuravam animar e encorajar o trabalho dos cientistas:

“Caminhando rumo às periferias do conhecimento humano, pode-se realmente fazer uma experiência autêntica do Senhor, que é capaz de preencher o nosso coração”, pois, o eterno mistério do mundo é a sua compreensibilidade. (JSG)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas