Gaudium news > Arquidiocese de Teresina realiza celebrações em alusão ao centenário de Fátima

Arquidiocese de Teresina realiza celebrações em alusão ao centenário de Fátima

Teresina – Piauí (Sexta-feira, 12-05-2017, Gaudium Press) As aparições de Nossa Senhora de Fátima aos três pastorinhos ocorridas 100 anos atrás representam um momento considerado marcante para a Igreja Católica Apostólica Romana, sobretudo, pela sua íntima ligação à mensagem evangélica e profundidade referente a vivência da fé de muitos devotos marianos pelo mundo afora.

Arquidiocese de Teresina realiza celebrações em alusão ao centenário de Fátima.jpg

De acordo com o Padre Luis Eduardo, integrante do Clero da Arquidiocese de Teresina e que está em Portugal conduzindo um grupo de peregrinos piauienses, “a Igreja confirma que elas (as aparições) apresentam uma proposta credível e válida de concretização da vida cristã”.

“E tenho certeza que essa é a motivação para que amanhã (13 de maio), aqui em Fátima (Portugal), cerca de um milhão e quinhentas mil pessoas estejam reunidas no Santuário de Fátima para acompanhar a missa que será presidida por sua Santidade o Papa. Iremos concelebrar e acompanhar um fato marcante de grande significado: a canonização dos beatos Francisco, Jacinta e Lúcia, os três pequenos pastores que foram atraídos pela luz de Nossa Senhora na copa de uma árvore. Então, todo o povo com muita fé encontra-se aqui para agradecer e dar esta confirmação de que a Igreja está voltada para Fátima, colocando nos corações as intenções”, afirmou o sacerdote.

Por sua vez, o Diácono Roberto Caminha reforçou o convite a fim de que todos os fiéis possam elevar seus pensamentos a Mãe Santíssima. “Devemos agradecer aquela que foi escolhida por Deus e colocada para a humanidade inteira. Seja olhando para Aparecida, Guadalupe, Fátima, enfim, todas representam uma só. Vamos nos purificar. Este é um momento de forte expressão de gratidão. O louvor é de agradecimento pela beleza do projeto de Deus que nos deu a vida e mais, a sua mãe”.

Em vista das celebrações por este acontecimento significativo na história da Igreja, a Arquidiocese de Teresina organiza através de suas comunidades uma programação especial neste sábado, 13 de maio. São várias paróquias que ofertarão um dia inteiro de oração e momentos de comunhão para tornar o dia ainda mais especial.

Entre as paróquias piauienses participantes destes festejos em honra a Virgem de Fátima estão a Igreja de Fátima (Forania Leste) e o Santuário São Francisco de Assis (Forania Sudeste).

O templo dedicado a Padroeira de Portugal dará início às celebrações às 7h, com cânticos e louvores. Às 8h, haverá um café da manhã seguido da oração do terço/ofício às 11h. Às 12h e às 18h, será realizada uma Santa Missa na Igreja Matriz.

Por sua vez, o Santuário São Francisco de Assis sediará celebração eucarística às 6h. Ao longo do dia, estão previstos momentos de Adoração ao Santíssimo Sacramento e oração do Terço da Misericórdia. No período vespertino, às 18h15, ocorre uma procissão e, por fim, às 19h, uma Santa Missa festiva.

De acordo com o Padre Luis Eduardo, independente do lugar onde estejamos neste 13 de maio, a orientação aos fiéis para a celebração deste centenário é, sobretudo, um projeto pastoral, que privilegia a reflexão da fé de cada irmão. “Os seus objetivos são de caráter religioso, nas suas diversas vertentes (teológica, celebrativa, espiritual, catequética) e dimensões (pessoal, comunitária e social da Arquidiocese de Teresina)”, ressaltou. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações Arquidiocese de Teresina

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas