Gaudium news > Igreja na Tanzânia prepara Constituição sobre Música Sacra

Igreja na Tanzânia prepara Constituição sobre Música Sacra

Dar es Salaam – Tanzânia (Segunda-feira, 15-05-2017, Gaudium Press) O Comitê Nacional de Música Sacra da Igreja Católica na Tanzânia apresentou o rasculho de uma Constituição que seria adotada por todos os coros católicos e que busca proteger este importante componente da liturgia e responder as inquietudes expressas sobre o estado da música católica durante décadas.

Igreja na Tanzânia prepara Constituição sobre Música Sacra.jpg

“Nossa música é sagrada porque é parte da liturgia. Desde tempos antigos muitos ensinamentos foram dispostos e preservados na música”, explicou à ‘AMECEA News’ Dom Salutaris Libena, Bispo de Ifakara e Presidente do Departamento de Liturgia da Conferência de Bispos da Tanzânia. “Devemos portanto reconhecer que fomos chamados e enviados para evangelizar e santificar. Desafortunadamente, este cenário já não é o mesmo, a música sacra tem sido manchada por muitas coisas, devemos contra-atacar para preservar nossa música sacra de acordo com a tradição da Igreja”.

O prelado assinalou que desafortunadamente muitos dos membros dos coros não tem compreendido de maneira completa sua missão, com o risco de acreditar que seu serviço está ordenado ao entretenimento no lugar de ser um serviço de evangelização. Para remediar estas situações, desde 2016 se prepara o texto da constituição, para o qual se formou uma comissão com investigadores, especialistas em música sacra, canonistas, sacerdotes e religiosos.

Entre as propostas incluídas no documento figura a criação de uma Comissão de Professores, que incluirá especialistas em música sacra capazes de coordenar os assuntos referidos a este tema. A Comissão será responsável pela preparação e coordenação dos cursos de formação em música sacra de acordo com as diretrizes da Conferência Episcopal da Tanzânia. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas