Gaudium news > Papa visitará paróquia romana de São Pedro Damião

Papa visitará paróquia romana de São Pedro Damião

Cidade do Vaticano (Quarta-feira, 17-05-2017, Gaudium Press) No próximo domingo, 21 de maio, o Papa Francisco visitará a Paróquia romana de São Pedro Damião, que está localizada no Bairro Casal Bernocchi.

O Cardeal Agostino Vallini, Vigário do Papa para a Diocese de Roma e titular da paróquia, fará a acolhida ao Santo Padre. Além do Cardeal estarão recebendo Sua Santidade o Bispo auxiliar do setor sul da cidade, Dom Paolo Lojudice, o pároco Pe. Lucio Coppa e sacerdotes daquela área.

Terceiro Papa

Francisco será o terceiro Pontífice a visitar esta comunidade. O primeiro foi Paulo VI, em 27 de fevereiro de 1972, por ocasião do 9º centenário da morte de São Pedro Damião. São João Paulo II visitou essa paróquia em 13 de março de 1988. Durante a visita, o Papa Francisco encontrará oitenta crianças que estão se preparando para a primeira comunhão e cerca de cem adolescentes que frequentam o curso pós-crisma.

Jovens, doentes, idosos, famílias

O Santo Padre encontrará também os jovens, os doentes, os idosos, as famílias cujos filhos foram batizados este ano, agentes pastorais da paróquia e voluntários da Caritas. O Papa atenderá em confição quatro paroquianos e às 18h locais presidirá a celebração eucarística.

Grande Alegria

“A comunidade acolheu a notícia com grande alegria”, disse o pároco Pe. Lucio, responsável pela Paróquia de São Pedro Damião desde 2005, que falou também sobre os problemas vividos nesta área da Cidade Eterna: “É um bairro dormitório. As pessoas saem de casa de manhã cedo para trabalhar e voltam à noite. Nem todos participam das celebrações, mas estão sempre disponíveis a contribuir em caso de necessidade”, disse ele.

Caritas

A Paróquia de São Pedro Damião oferece um serviço Caritas desempenhado por quinze voluntários: cinquenta famílias pertencentes à comunidade paroquial recebem, duas vezes por mês, uma contribuição em alimento. “Trata-se de famílias jovens, quase todas italianas, cujo chefe de família perdeu improvisamente o trabalho ou tem um emprego precário”, explicou Pe. Lucio.

Refeitório e Oratório

Há um ano, está funcionando o refeitório que oferece uma refeição a cinquenta pessoas provenientes dos bairros vizinhos, a cada dois sábados.

“Muitas vezes, dentre os nossos hospedes encontramos pais divorciados que não conseguem arcar com todas as despesas”, disse o pároco.

O oratório da paróquia é frequentado por cerca de cinquenta crianças todos os domingos de manhã, após a missa das crianças. No período de verão fica aberto todos os dias durante um mês, graças à disponibilidade dos jovens animadores.

A Paróquia de São Pedro Damião organiza quatro dias de festa por ocasião do aniversário de dedicação da igreja em 8 de junho de 2002, e a feira de Natal promovida nos quatro domingos de Advento, cuja renda é utilizada a cada ano em obras beneficentes. (JSG)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas