Gaudium news > Cardeal Filoni ordenará Três Bispos na Guiné Equatorial

Cardeal Filoni ordenará Três Bispos na Guiné Equatorial

Cidade do Vaticano (Quinta-feira, 18-05-2017, Gaudium Press) No próximo sábado, 20 de maio, o Cardeal Fernando Filoni, Prefeito da Congregação para a Evangelização dos Povos, presidirá em Mongomo, na Guiné Equatorial uma solene concelebração eucarística para a ordenação de três novos Bispos.

Cardeal Filoni ordenará Três Bispos na Guiné Equatorial.jpg

Estarão presentes para a ocasião da cerimônia os Bispos do Gabão, dos Camarões e do Congo. O Cardeal Filoni, vai até até a Guiné Equatorial afim de realizar uma visita pastoral à Guiné Equatorial.

Os novos Bispos

Dois dos novos Bispos deverão ser os primeiros ordinários de dioceses recém-criadas na Guiné.

As duas novas dioceses foram criadas pelo Papa Francisco no dia 1º de abril, último. trata-se das dioceses de Evinayong e Mongomo, que foram criadas após a divisão das dioceses de Bata e Ebebiyin. Elas serão sufragâneas da sede metropolitana de Malabo.

O Padre Calixto Paulino Esono Abaga Obono, que pertence ao clero de Bata, foi nomeado pela Papa como o primeiro Bispo de de Evinayong. Já a nomeação para o primeiro Bispo da nova diocese de Mongomo o Papa indicou o Padre Juan Domingo-Beka Esono Ayang, CMF, Ecónomo do Seminário Claretiano de Bata.

Ainda no primeiro dia de abril, o Papa Francisco nomeou como Bispo da diocese de Ebebiyin o Padre Miguel Angel Nguema Bee, SDB, Superior provincial dos Salesianos na Guiné Equatorial.

Visita Pastoral do Cardeal Filoni

A visita a Guiné Equatorial será entre os dias 18 e 25 do corrente mês. O Prefeito da Congregação para a Evangelização dos Povos presidirá também a tomada de posse das respetivas dioceses por parte dos novos Bispos e terá um encontro com os membros da Conferência Episcopal da Guiné Equatorial, além de ter encontros com o clero, com religiosos e religiosas das diversas dioceses.

No dia 23 de maio, o Prefeito do Dicastério Missionário visitará Oyala, a nova capital administrativa da Guiné Equatorial.

República da Guiné equatorial

A República da Guiné Equatorial, é uma ex-colonia espanhola. Constituí-se ela em um dos menores e menos populosos países da Africa Continental.

O país conta com uma superfície de apenas 28.051 kilómetros quadrados e, segundo o Anuário Estatístico da Igreja, sua população é de 759.000 habitantes, dos quais 736.000 são católicos. (JSG)

(Da Redação Gaudium Press, com informações Fides)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas