Gaudium news > Bispo de Osasco (SP) fala sobre os próximos eventos relacionados à família em Aparecida

Bispo de Osasco (SP) fala sobre os próximos eventos relacionados à família em Aparecida

Aparecida – São Paulo (Sexta-feira, 19-05-2017, Gaudium Press) O Bispo de Osasco, na Grande São Paulo, e presidente da Comissão para a Vida e a Família, Dom João Bosco Barbosa de Sousa, fez alguns comentários referentes à 9ª Peregrinação e o 7º Simpósio Nacional da Família, que terá lugar no Santuário Nacional de Aparecida entre os dias 27 e 28 de maio.

Bispo de Osasco (SP) fala sobre os próximos eventos relacionados à família em Aparecida.png

De acordo com o bispo, a peregrinação das famílias à casa da Mãe Aparecida ocorre em um lugar natural, considerado de encontro para as famílias. “Agora, com a comemoração dos 300 anos, a festa do encontro se torna mais bonita, coroando o mês de maio com essa visita das famílias”, afirmou.

Em seguida, lembrou que “o crescimento da peregrinação se deve a essa atração que Maria exerce junto ao povo cristão, mas também porque o tema da família se tornou mais premente, mais urgente, por conta das inúmeras dificuldades que as famílias vêm enfrentando na convivência diária”.

Dom Bosco ressaltou ainda o crescimento que teve a Pastoral Familiar em todo o Brasil, motivada pelos dois Sínodos dos Bispos acerca do tema, e pela Exortação do Papa Francisco sobre “O Amor na Família”.

Para o prelado, estes eventos são importantes, pois mobilizam milhares de casais que, juntamente com os filhos, participam da pastoral familiar. “Aqui essas famílias se fortalecem na fé, compartilham experiências, rezam juntas pelo bem das famílias, voltam animadas e amparadas pelo exemplo de Maria, a Mãe de Família que mora no coração do povo brasileiro”.

Peregrinação e simpósio da família

A 9ª Peregrinação e o 7º Simpósio Nacional da Família são organizados pela Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da CNBB.

O tema escolhido para a peregrinação deste ano intitula-se “Família, luz para a Vida em Sociedade”. O assunto, aliás, é o mesmo que será abordado no XV Congresso Nacional da Pastoral Familiar, que acontecerá em Cuiabá, no Mato Grosso, em setembro de 2018.

A Peregrinação das Famílias tem início no sábado, com a celebração eucarística, às 18h. No mesmo dia, haverá uma procissão luminosa, inspirada no lema “No Ano Mariano a família peregrina para a casa da mãe”.

Já as atividades do simpósio serão abertas ainda na parte da manhã do sábado, a partir das 8h, no Centro de Eventos Padre Vitor Coelho de Almeida, que acolherá conferencistas para abordagem de temáticas relevantes para a vida em família e para o trabalho da Pastoral Familiar.

Por fim, no domingo, será feita a Romaria durante o momento em que serão realizadas duas missas com a participação das famílias de peregrinos, sendo a primeira às 8h, presidida pelo Arcebispo de Aparecida, Dom Orlando Brandes, e a segunda às 10h, celebrada por Dom João Bosco Barbosa. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações A12

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas