Gaudium news > Lançada coleção sobre preservação do patrimônio religioso da Igreja do Brasil

Lançada coleção sobre preservação do patrimônio religioso da Igreja do Brasil

Redação (Segunda-feira, 22-05-2017, Gaudium Press) A mensagem de preservação do patrimônio material e imaterial da Igreja no Brasil, agora, pode ser encontrada na Coleção Pastoral da Cultura. Os livros abordam a necessidade de apropriação pelas comunidades locais, nas quais esses patrimônios estão localizados.

Lançada coleção sobre preservação do patrimônio religioso da Igreja do Brasil.jpg

A obra é dividida em dois cadernos elaborados pelo Setor Cultura da Comissão Episcopal Pastoral para a Cultura e Educação da CNBB, em parceria com o Núcleo de Estudos e Pesquisa em Pastoral da Cultura da Pontifícia Universidade Católica (PUC Minas).

Lançada oficialmente na 55ª Assembleia Geral da CNBB, a coletânea tem o intuito de subsidiar e informar a respeito da riqueza e diversidade do patrimônio religioso da Igreja do Brasil.

O assessor do Setor Cultura da CNBB, professor Josimar Azevedo, afirmou que “a publicação orienta para o uso pastoral e para o potencial evangelizador dos bens culturais que compõem o acervo patrimonial da Igreja Católica em todo território nacional”.

“Carta Circular sobre a Necessidade e Urgência da Inventariação e Catalogação dos Bens Culturais da Igreja”, como intitula-se o primeiro volume, refere-se à urgência da preservação do patrimônio histórico-artístico da Igreja, bem como da necessidade de dar visibilidade e incentivar o uso das artes como manifestação de fé na obra evangelizadora das Igrejas particulares.

Por sua vez, o segundo volume, “Projetos de Pastoral da Cultura”, apresenta 36 projetos, de várias partes do Brasil, relacionados com a memória, tradição, religiosidade, patrimônio, educação e arte que foram apresentados pelos alunos concluintes do Curso de Especialização “Projetos Culturais com ênfase em Pastoral da Cultura”, oferecido pela PUC Minas Vitual, em parceria com a CNBB, no período de 2014-2016.

A comissão acredita que essas publicações podem inspirar ações pastorais na área da cultura nas Igrejas locais. Conforme o professor Josimar, o Setor Cultura espera, com estes cadernos, e os demais que estão sendo produzidos, oferecer material com qualidade de conteúdo, didático, de fácil acesso para subsidiar a instalação e desenvolvimento da Pastoral da Cultura na Igreja no Brasil.

Comissão

A recém-criada Comissão Episcopal Especial para os Bens Culturais da CNBB atua em parceria com a Pastoral da Cultura, promovendo o fomento do cuidado com o patrimônio cultural da Igreja no Brasil, em diálogo com os órgãos governamentais e eclesiais especializados, uma vez que os bens culturais da Igreja constituem uma riqueza significativa para a Pastoral.

A Comissão tem como presidente o Arcebispo coadjutor de Montes Claros (MG), que também preside a Comissão Episcopal para Cultura e Educação, Dom João Justino de Medeiros. Também compõem a comissão o Arcebispo de Maceió, em Alagoas, Dom Antônio Muniz, e o bispo de Petrópolis (RJ), Dom Gregório Paixão.

Segundo Dom Justino, “muitas dioceses no Brasil já organizaram comissões locais e tem dispensado esforços de trabalho para a preservação dos seus bens histórico-artísticos”.

“O objetivo da comissão será o de estimular a atuação da Igreja no Brasil a fim de que se efetive o cuidado, a preservação e o uso desse enorme patrimônio que nos foi legado pelas gerações passadas como uma expressão de fé”, completou o prelado. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações CNBB

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas