Gaudium news > Cardeais visitam lugares frequentados pelos Protomártires do Brasil, em Natal

Cardeais visitam lugares frequentados pelos Protomártires do Brasil, em Natal

Natal – Rio Grande do Norte (Segunda-feira, 22-05-2017, Gaudium Press) O Monumento dedicado aos Mártires de Cunhaú e Uruaçu, que serão canonizados em 15 de outubro próximo, no Vaticano, acolheu recentemente a visita dos cardeais Cláudio Hummes, Arcebispo emérito de São Paulo, e Raymundo Damasceno Assis, Arcebispo emérito de Aparecida (SP).

 Cardeais visitam lugares frequentados pelos Protomártires do Brasil, em Natal.jpg
Da esquerda para a direita: Dom Damasceno, Dom Cláudio e
Dom Jaime | Foto: Rivaldo Júnior/Arquidiocese de Natal

Na companhia do Arcebispo Metropolitano de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, os purpurados visitaram o local, situado na comunidade de Uruaçu, em São Gonçalo do Amarante. Na ocasião, houve a celebração de uma missa, concelebrada por alguns sacerdotes.

Em sua homilia, o Cardeal Hummes enfatizou que os Mártires de Cunhaú e Uruaçu eram pessoas simples:

“Eles eram pessoas comuns, como nosso povo simples. Na audiência que tive com o Papa Francisco, eu disse a ele que a grandeza dos nossos Mártires é exatamente porque eram pessoas comuns, do meio do povo. Desde que conheci a história dos Protomártires do Brasil, fiquei encantado com a simplicidade deles. O primeiro sangue cristão que regou o solo brasileiro, em nome da fé, foi o dessas pessoas, aqui, no Rio Grande do Norte”, destacou.

Ainda conforme o Arcebispo Emérito de São Paulo, a canonização dos mártires potiguares será uma grande graça para a Igreja Católica no Brasil.

Vale ressaltar que em 2016, Dom Cláudio Hummes apresentou o pedido da canonização dos Protomártires do Brasil ao Papa Francisco.

Por esse motivo, o Arcebispo Dom Jaime fez o convite ao purpurado para que presidisse uma cerimônia em ação de graças, que terá lugar na Arquidiocese de Natal no dia 28 de outubro deste ano, 13 dias após a canonização dos mártires.

Visita à Capela de Nossa Senhora das Cadeias

Nos dias seguintes, os cardeais, acompanhados de Dom Jaime, visitaram a Capela de Nossa Senhora das Cadeias, em Cunhaú, no município de Canguaretama. Neste mesmo lugar, ocorreu em 16 de julho de 1645 o martírio que vitimou várias pessoas, entre elas, o Padre André de Soveral.

No templo, aconteceu a celebração de uma missa, presidida por Dom Raymundo e concelebrada por Dom Cláudio e pelo Arcebispo Dom Jaime.

Durante a homilia, Dom Raymundo destacou que o exemplo de fé deixado pelos mártires potiguares é um convite a todos os cristãos e cristãs. “Somos convidados a ser santos, assim como eles foram, de maneira muito coerente. Somos chamados a exercitar mais a nossa fé, principalmente neste tempo, marcado por tantas indiferenças”, disse.

Ao final da celebração, o Arcebispo de Natal fez uma avaliação positiva da visita dos cardeais:

“Foi uma graça poder contar com a presença dos cardeais, que puderam conhecer os locais onde aconteceram os morticínios dos nossos futuros santos. Tendo em vista a proximidade do cardeal Cláudio Hummes com a questão da canonização, já que foi ele quem apresentou ao Papa Francisco a história de fé dos nossos mártires, foi muito importante proporcionar esta peregrinação, para que ele pudesse conhecer estes locais, o que reforça ainda mais o nosso sentimento de felicidade por esta graça para a Igreja Católica, que será a canonização dos mártires de Cunhaú e Uruaçu”, ressaltou. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações Arquidiocese de Natal

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas