Gaudium news > Realizada primeira presença dos Salesianos em mais um Estado do Norte do país

Realizada primeira presença dos Salesianos em mais um Estado do Norte do país

Rorainópolis – Roraima (Segunda-feira, 22-05-2017, Gaudium Press) Neste ano em que as Filhas de Maria Auxiliadora (Irmãs Salesianas – FMA) completam 94 anos de presença na Amazônia – mais precisamente nos Estados Amazonas, do Pará e de Rondônia -, a ampliação da missão e evangelização salesiana atingiu recentemente o município de Rorainópolis, em Roraima, local no qual houve o início da primeira presença salesiana em mais um Estado do Norte do país.

A proposta desta ampliação aconteceu após a XIV Assembleia Inspetorial, em outubro de 2015. Na época, as Irmãs Salesianas sentirem-se necessitadas a dar resposta à convocação.

Então, o bispo de Roraima, Dom Roque Paloschi, através de uma carta direcionada à Irmã Francisca Dias Pereira, inspetora naquela ocasião, apresentou a realidade de sua diocese e a necessidade da presença das FMA naquela região.

Logo, três grupos dos Salesianos colocaram-se disponíveis à missão iniciante, a fim de anunciar e testemunhar a pessoa de Jesus Cristo e contribuir na formação de lideranças junto a população daquela região.

“Esses grupos, além da realização da ação missionária, celebrações litúrgicas, catequese, orientações na ótica da formação humano/cristã e atividades de oratório, foram conhecendo a realidade dos locais e suas necessidades. Assim, as FMA puderam discernir melhor o projeto de Deus, através do contato direto com o povo, com os freis Capuchinhos, responsáveis pela área missionária, e com o bispo atual, Dom Mário Antônio da Silva. O processo inicial foi longo, profundo e bastante refletido e rezado”, informa em nota o Boletim Salesiano.

Mais tarde, ocorreu a aprovação de um centro do instituto salesiano no local, que ressalta “a nova presença do carisma em uma zona missionária marcada pela migração, trabalho com os jovens e formação de animadores e evangelizadores”.

A inauguração oficial da nova presença salesiana marcou assim o início do trabalho que vem sendo atualmente desenvolvido em Rorainópolis sob responsabilidade das irmãs Maria Jose Andrade de Souza e Eliete Bezerra da Silva, da Diocese de Boa Vista, na pessoa de Dom Mário Antônio da Silva e da Comunidade Inspetorial das FMA. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações Boletim Salesiano

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas