Gaudium news > Roma prepara “Noite Sacra”: Templos permanecerão abertos até o amanhecer

Roma prepara “Noite Sacra”: Templos permanecerão abertos até o amanhecer

Roma – Itália (Segunda-feira, 22-05-2017, Gaudium Press) A Diocese de Roma em colaboração com a Obra Romana das Peregrinações (ORP), e o patrocínio de Roma Capitale, realizará no coração da Cidade Eterna a “Noite Sacra”. Dezenas de templos permanecerão abertos até o amanhecer entre cantos, música e oração. Será a primeira vez que ocorrerá esta iniciativa que começará na tarde de sábado, 27 de maio e culminará na manhã de domingo, 28.

Roma prepara Noite Sacra Templos permanecerão abertos até o amanhecer.jpg

Serão no total oito os eventos que se desenvolvem em várias igrejas e basílicas da capital italiana, entre concertos, leituras e catequese. Por umas 12 horas, os participantes se aproximarão da vida e testemunho de importantes Santos, submergindo-se nos lugares onde viverão ou por onde passaram. Por exemplo, São Felipe Neri, Santa Catarina, São Luís Gonzaga e Santo Inácio de Loyola, entre outros, que são testemunho da cristandade.

A “Noite Sacra” se inaugurará às 18h30 o sábado 27 na Basílica de “San Giovanni Battista dei Fiorentini”, com as vésperas solenes da vigília da Ascenção do Senhor, liturgia que será animada pela Capela Musical de Santa Maria in Campitelli, sob a direção do mestre Vincenzo Di Bella.

A Basílica de Sant’Andrea della Valle, também acolherá um encontro com o Padre Maurizio Botta, sacerdote da Congregação do Oratório de São Felipe Neri e vice-pároco da Igreja Nova de Santa Maria in Vallicella, que aprofundará sobre a vida de seu santo fundador. Posteriormente, neste mesmo lugar, o Coro da Diocese de Roma e a Orquestra “Fideles et Amati” oferecerão um concerto sob a direção de Dom Marco Frisina, que interpretarão “Paradiso, Paradiso”, peça que se inspira justamente em São Felipe Neri.

As atividades da “Noite Sacra” continuarão às 01h do domingo, 28, na igreja de Santo Inácio de Loyola, onde também haverá um encontro musical com a participação de vários grupos, entre eles o vocal Armoniosoincanto” sob a direção de Franco Radicchia.

Às 02h30 o encontro será no “Palazzo Maffei Marescotti”, antigo palácio do Vicariato, onde terá lugar a apresentação do coro gospel “Soul Singers” e a leitura da Exortação Apostólica “Evangelii Gaudium”; e às 04h se levará a cabo uma conversa com o Padre Fabio Rosini, diretor do Serviço Diocesano para a Vocação que se levará a cabo na igreja dos Estigmas em Largo Argentina.

O amanhecer chegará às 05h30 na Basílica de “Santa Maria sopra Minerva”, onde ocorrerá um concerto de música sacra dirigido por Dodo Versino. Depois Às 06h30, se lerão os escritos de Santa Catarina de Siena.

A noite de oração e canto se encerrará às 08h na Igreja de Jesus com a oração das Laudes e a Missa que presidirá Dom Gianrico Ruza, Bispo Auxiliar de Roma, e estará animada pela Scola Cantorum “Santa Maria degli Angeli”. Para encerrar toda a jornada, se oferecerão cafés da manhã às pessoas sem lar.

Durante a “Noite Sacra” será possível confessar-se até a meia-noite na igreja de Santa Maria in Vallicella, e participar da Adoração Eucarística até às 4h do domingo na igreja dos Estigmas. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas