Gaudium news > Refundada no Recife a Comissão de Justiça e Paz arquidiocesana

Refundada no Recife a Comissão de Justiça e Paz arquidiocesana

Recife – Pernambuco (Sexta-feira, 26-05-2017, Gaudium Press) A Igreja de São José dos Manguinhos, nas Graças, região central do Recife, acolheu a reunião que marcou a refundação da Comissão de Justiça e Paz da Arquidiocese de Olinda e Recife.

Refundada no Recife a Comissão de Justiça e Paz arquidiocesana.jpg

A refundação, como está sendo chamada a retomada dos trabalhos, é um desejo antigo do Arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, e que, somente agora, tornou-se realidade após sua concretização.

“A Comissão de Justiça e Paz da Arquidiocese renasce para promover os direitos humanos (direitos sociais, civis e políticos, assim como os direitos econômicos, culturais e ambientais), à luz da doutrina social da Igreja. A memória do padre Antônio Henrique, assassinado há 48 anos atrás, também foi lembrada no ato”, informa a Arquidiocese em seu site.

A solenidade de refundação teve a abertura feita pelo Padre Fábio Santos, membro da nova Comissão de Justiça e Paz da Arquidiocese. Segundo o sacerdote, um dos objetivos da CJP é ser a voz laica da igreja.

Estiveram presentes na reunião algumas autoridades eclesiástica da Arquidiocese. Além de Dom Saburido, compareceram Dom Antônio Tourinho Neto, bispo auxiliar, Padre Pedro Rubens, reitor da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), o Cônego Edvaldo Gomes, pároco da Paróquia de Casa Forte, representantes de movimentos sociais, de pastorais da igreja e demais membros do clero.

Segundo o Arcebispo de Olinda e Recife, é preciso manter o diálogo sempre aberto, em sintonia com a doutrina social da Igreja, a fim de que a Comissão de Justiça e Paz cumpra o seu papel profético.

Em seguida, o prelado fez o convite ao Padre Moisés Ferreira, secretário arquidiocesano, para que fizesse a leitura da ata da refundação e apresentou os membros componentes da nova Comissão de Justiça e Paz à assembleia.

Por fim, Dom Fernando assinou a ata da refundação e agradeceu aos presentes pela participação.

A Comissão de Justiça e Paz refundada terá sede na Arquidiocese de Olinda e Recife e está vinculada à Comissão Arquidiocesana de Pastoral para a Caridade, a Justiça e a Paz (Pastorais Sociais). (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações Arquidiocese de Olinda e Recife

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas