Gaudium news > Fiéis russos enfrentam fila quilométrica para venerar as relíquias de São Nicolau

Fiéis russos enfrentam fila quilométrica para venerar as relíquias de São Nicolau

Moscou – Rússia (Sexta-feira, 26-05-2017, Gaudium Press) Desde segunda-feira, 22, as relíquias de São Nicolau estão expostas na Catedral de Cristo Salvador em Moscou, Rússia. Levadas por uma delegação da cidade italiana de Bari, onde são custodiadas, as relíquias já foram visitadas por mais de 50 mil pessoas, dentre elas o presidente russo, Vladimir Putin.

A devoção dos fiéis daquele país é tal que a fila para entrar na Igreja chega diariamente a dois quilômetros e a previsão é que nos próximos dias chegue a cinco. Para oscular as relíquias o fiel aguarda por volta de três a quatro horas.

As relíquias do Santo são custodiadas na cidade de Bari, Itália, para onde foram levadas em 1087, após terem sido roubadas em Mira, Ásia Menor, atual Turquia. Anualmente milhares de russos peregrinam ao local para venerar as relíquias de São Nicolau.

Essa é a primeira vez em 900 anos que as relíquias de São Nicolau deixam a capital da Puglia para ir a Moscou, onde permanecerão até o dia 13 de julho. Em seguida irão para São Petersburgo, retornando à Itália no dia 28 de julho.

A visita das relíquias ocorre em atendimento ao pedido feito pelo Patriarca Kirill ao Papa Francisco durante um encontro em Cuba ocorrido em fevereiro de 2016.

De acordo com alguns especialistas 65% do corpo do Santo está em Bari, 20% em Veneza e os 15% restantes estão espalhados por diversas partes do mundo. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas