Gaudium news > Papa estimula comunicação "construtiva" a serviço da vida

Papa estimula comunicação "construtiva" a serviço da vida

Cidade do Vaticano (Segunda-feira, 29-05-2017, Gaudium Press) No domingo, 28/05, quando foi comemorado o 51.º Dia Mundial das Comunicações Sociais, o Papa Francisco associando-se às celebrações da data, fez um apelo para que haja uma comunicação “construtiva” a serviço da vida.

Papa estimula comunicação construtiva a serviço da vida.jpg

“Rezemos para que a comunicação, em qualquer forma, seja efetivamente construtiva, ao serviço da vida, recusando os preconceitos, e difunda a esperança e a confiança no nosso tempo”, disse, o Papa após a recitação da oração do ‘Regina Coeli’, na Praça São Pedro.

Os milhares de peregrinos ali presentes ouviram Francisco afirmar que os meios de comunicação “oferecem a possibilidade de partilhar e difundir, instantaneamente, as notícias de forma capilar” e que “estas notícias podem ser bonitas ou feias, verdadeiras ou falsas”.

O protagonista não pode ser o Mal

Com efeito, em sua mensagem, o Santo Padre ressalta:

” O protagonista da notícia não pode ser o mal – que nos leva à apatia, ao desespero e a anestesiar a consciência -, mas a solução dos problemas, com um estilo aberto e criativo”.

Francisco sublinhou que “Em um sistema de comunicação, onde vigora a lógica de que uma notícia boa não desperta a atenção e, por conseguinte, não se torna notícia, e onde o drama do sofrimento e o mistério do mal facilmente se tornam espetáculo, somos tentados a anestesiar a consciência ou a cair no desespero”.

Ponto de partida ideal para ver a realidade

Segundo diz Francisco, a realidade não tem um significado unívoco; tudo depende do modo com que a encaramos.

Portanto, o ponto de partida ideal, para se encarar a realidade, é a “Boa Nova por excelência”, ou seja, o Evangelho de Jesus Cristo, afirmou ele.

Em Cristo, – concluiu o Pontífice – Deus se fez solidário com toda a situação humana, revelando que não estamos sozinhos, porque temos um Pai que nunca esquece seus filhos.

A mensagem do Papa para esta celebração teve como tema: ‘«Não temas, porque Eu estou contigo’ (Is 43, 5)». Comunicar esperança e confiança no nosso tempo. (JSG)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas