Gaudium news > Novo bispo auxiliar é ordenado na Igreja de São José, em Belo Horizonte

Novo bispo auxiliar é ordenado na Igreja de São José, em Belo Horizonte

Belo Horizonte – Minas Gerais (Segunda-feira, 29-05-2017, Gaudium Press) Milhares de fiéis mineiros compareceram à Igreja São José, no centro da capital Belo Horizonte, para acompanhar a ordenação episcopal de Dom Vicente de Paula Ferreira como o mais novo bispo auxiliar da Arquidiocese, nomeado pelo Papa Francisco em 8 de março passado.

Novo bispo auxiliar é ordenado na Igreja de São José, em Belo Horizonte.jpg 
Dom Vicente de Paula Ferreira como o mais novo bispo auxiliar da capital de Minas Gerais
Foto: Raphel Calixto/Arquidiocese de Belo Horizonte

A celebração teve como bispo ordenante o Arcebispo Dom Walmor Oliveira de Azevedo, enquanto o Arcebispo de Diamantina, Dom Darci Nicioli, e o bispo de Cachoeiro do Itapemirim, Dom Dario Campos, foram os co-ordenantes.

O evento teve a presença de bispos diversos vindos de várias localidades do país, assim como sacerdotes que concelebraram a Santa Missa, entre eles, os religiosos da Congregação Redentorista, da qual Dom Vicente é pertencente.

Em sua homilia, Dom Walmor destacou que devemos olhar nossa Igreja como servidora e que, nesta missão, o novo bispo auxiliar apresenta a nobreza do coração redentorista, em comunhão com os ensinamentos do fundador da Congregação, Santo Afonso de Ligório. “Que Santo Afonso seja a sua inspiração e que sejam muitas as alegrias de seu coração”, expressou o prelado.

O Arcebispo também comentou a missão de Dom Vicente na Arquidiocese de Belo Horizonte, mais precisamente à frente do Vicariato Episcopal para a Ação Missionária:

“Temos consciência de nosso desafio enorme, em muitas direções, principalmente com relação às Vilas e Favelas. Na Arquidiocese de Belo Horizonte, temos mais de 500 mil pessoas que moram em Vilas e Favelas e precisamos estar presentes em todas elas. Queremos enfrentar este desafio com o trabalho bonito do Vicariato Episcopal para Ação Missionária, que terá a responsabilidade de condução de dom Vicente. Tenho certeza de que nesta frente e em outras como o acompanhamento do Vale do Paraopeba, que é uma área rural, nós vamos ter grandes avanços missionários com o trabalho de dom Vicente”.

Após o rito da ordenação, Dom Vicente concedeu uma benção aos fiéis e recebeu o abraço de seus familiares.

O bispo auxiliar, visivelmente emocionado, agradeceu as homenagens vindas de seus amigos e conhecidos que estiveram presentes em sua ordenação. “Se hoje eu pude ser convidado para vestir estas vestes de um bispo, é porque desde sempre foram costurados, em meu coração, por minha família, os valores de Deus”, declarou.

Ao destacar seu lema episcopal, intitulado “A caridade jamais se acabará”, Dom Vicente revelou que deseja construir projetos direcionados aos mais necessitados.

“Estou muito feliz, sei da responsabilidade do trabalho, mas ao mesmo tempo reconheço que Deus vai nos conduzindo. No dia de hoje, o coração fica cheio de coisas boas e peço que todos vocês rezem por mim”, ressaltou.

Dom Vicente de Paula Ferreira

Nascido em Alegre, no Espírito Santo, é graduado em Filosofia pela Universidade Federal de Juiz de Fora e em Teologia pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (Faje). Também é Doutor em Ciência da Religião pela Universidade Federal de Juiz de Fora, com estágio pós-doutoral em Teologia, na Faje, e formador dos estudantes Redentoristas de Teologia, em Belo Horizonte, além de autor de várias obras.

Em 1992, fez sua profissão religiosa na Congregação Redentorista, Província do Rio de Janeiro. Quatro anos depois, ordenou-se presbítero.

Com 25 anos de vida religiosa, Dom Vicente desempenhou funções diversas na Igreja Católica. Na Congregação Redentorista, por exemplo, dedicou-se à Província do Rio, Minas e Espírito Santo. Foi promotor vocacional, formador, vigário paroquial, tendo inclusive participado de importantes trabalhos missionários. E por quase uma década, foi Provincial da ordem.

Outro detalhe interessante que vale ser mencionado é o fato de Dom Vicente ser membro da Sociedade de Estudos Psicanalistas de Juiz de Fora. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações Arquidiocese de Belo Horizonte

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas