Gaudium news > Descartada Viagem de Francisco ao Sudão do Sul, em 2017

Descartada Viagem de Francisco ao Sudão do Sul, em 2017

Cidade do Vaticano (Terça-feira, 30-05-2017, Gaudium Press) Greg Burke, porta-voz do Vaticano, descartou hoje a possibilidade de uma viagem do Papa ao Sudão do Sul em 2017, muito embora o desejo de Francisco seja de visitar aquele país africano que ultimamente vem sendo assolado pela violência e pela fome.

Descartada Viagem de Francisco ao Sudão do Sul, em 2017.jpg

Pode ser que a viagem venha a acontecer ainda em 2018, informou o diretor da sala de imprensa da Santa Sé, uma vez que o projeto de visita do Pontífice continua em estudo, acrescentou Burke, em declarações aos jornalistas.

O desejo do Papa de visitar o Sudão do Sul foi manifestado já em fevereiro do corrente ano e o convite para o Papa visitar o Sudão do Sul partiu de líderes cristãos do país.

Numa conversa com os membros da comunidade do Sudão do Sul, em outubro de 2016, Francisco debateu a situação do mais jovem país da África, anunciou a sala de imprensa da Santa Sé. Nesta ocasião, o Bispo Dom Paulino Lukudu Loro, um dos líderes cristãos presentes, convidou o Papa para visitar este país de quase seis milhões de habitantes que necessitam de urgente assistência humanitária e passa pelo perigo de uma “difusão de graves epidemias, como o sarampo e a cólera”, além da fome que afeta muitas pessoas, especialmente as crianças.

A Igreja Católica no Sudão do Sul diz que o país está “à beira do colapso”, com milhões de pessoas enfrentando pobreza e fome. Numa mensagem difundida na última semana pela ‘Caritas Internationalis’, Dom Erkolano Tombe, presidente da Caritas do Sudão do Sul, realçou que “tem pessoas morrendo” e que “sem uma ajuda de emergência, a situação irá com certeza agravar-se”.

A situação é agravada e caótica pelo conflito que se iniciou em dezembro de 2013. (JSG)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas