Gaudium news > Olinda e Recife celebra os 20 anos da morte de Frei Damião de Bozzano

Olinda e Recife celebra os 20 anos da morte de Frei Damião de Bozzano

Recife – Pernambuco (Terça-feira, 30-05-2017, Gaudium Press) Romeiros de todas as regiões do Recife festejaram a memória de Frei Damião de Bozzano, falecido há 20 anos, durante cerimônia realizada no Convento de São Félix de Cantalice, situado no bairro do Pina, zona sul da capital pernambucana.

Olinda e Recife celebra os 20 anos da morte de Frei Damião de Bozzano.jpg

O Arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, presidiu a celebração, concelebrada pelo vigário geral da Arquidiocese e bispo emérito de Nazaré, Dom Severino de França, que pertente à fraternidade dos capuchinhos; pelo provincial dos capuchinhos no Nordeste, Frei Franklin Alves; e por demais religiosos do convento.

A festividade organizada para receber romeiros de todo o Nordeste teve missas celebradas em um galpão montado em frente à capela para comportar os visitantes.

Além disso, os romeiros puderam visitar, acender velas e rezar diante de uma estátua em tamanho natural e do túmulo do frade capuchinho italiano, que ficou conhecido pelas missões evangelizadoras que realizava naquela região do país.

Frades do convento dos capuchinhos estavam à disposição para ministrar o Sacramento da Reconciliação em um corredor reservado para as confissões.

De acordo com Dom Saburido, “Frei Damião era muito querido porque era muito próximo do povo; não mediu distâncias para evangelizar; não considerou seus problemas de saúde para ir até o irmão; foi sempre muito fiel às coisas de Deus e hoje é reconhecido por fiéis de todo Nordeste por todo amor e carinho que espalhou em suas missões”.

Por sua vez, o guardião do convento, Frei Cláudio Simões, ao comentar a fidelidade da multidão que participa todos os anos da festa, afirmou que, “antes de sua morte, frei Damião ia até o povo; depois de sua morte, é o povo que vem até Frei Damião”.

Aberto em 2003, o processo de beatificação e canonização do missionário capuchinho teve sua documentação entregue ao Vaticano, sendo organizada pelo vice-postulador da causa, Frei Jociel Gomes. Os arquivos serão analisados em congresso marcado para 18 de fevereiro de 2018.

Olinda e Recife celebra os 20 anos da morte de Frei Damião de Bozzano (2).jpg

Frei Damião é oriundo de Bozzano, município de Massarosa, Província de Lucca, na Itália. Ao longo de sua vida, sofreu com problemas de coluna e de circulação, vindo a falecer aos 98 anos, no Recife, em 31 de maio de 1997, em decorrência de um derrame cerebral. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações Arquidiocese de Olinda e Recife

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas