Gaudium news > “Esperando contra toda a esperança”, semeem a Esperança, recomenda Papa

“Esperando contra toda a esperança”, semeem a Esperança, recomenda Papa

Cidade do Vaticano (Quarta-feira, 31-05-2017, Gaudium Press) Na Catequese semanal realizada durante a Audiência Geral das quartas-feiras, O Papa Francisco tratou de Pentecostes, cuja solenidade será celebrada pela Igreja no próximo domingo, 4 de junho.

Espírito Santo e Esperança

Esperando contra toda a esperança, semeem a Esperança, recomenda Papa.jpg

Francisco refletiu sobre a relação entre a esperança cristã e o Espírito Santo. Na Carta aos Hebreus, a esperança é comparada a uma âncora, pois dá segurança e estabilidade à “barca” da nossa vida em meio às ondas turbulentas.

O Pontífice comparou a Esperança a uma vela: é semelhante a uma vela, que recebe o “vento” do Espírito Santo, converte-o em força e nos impele a atravessar o oceano da existência. O Espírito Santo faz com que vivamos cheios de esperança, sem nunca desanimar, “esperando contra toda a esperança”.

Semear amarguras e perplexidades: não próprio ao cristão

O Papa convidou todos a “ser semeadores de esperança”. Pois, disse ele, a esperança não decepciona porque o amor de Deus encheu os nossos corações de esperança. Por isso, um cristão pode semear amarguras, perplexidades, mas este modo de agir não é cristão:

“O cristão semeia esperança, semeia o óleo da esperança, semeia o perfume da esperança e não o vinagre da amargura e da desesperança”.

Outros Paráclitos

A exortação final de sua catequese foi um convite aos fiéis para que sejam outros paráclitos. Isto é: consoladores e defensores dos nossos irmãos.

E suas palavras finais foram:

“Nestes dias de preparação para a festa de Pentecostes, peçamos ao Senhor que derrame, abundantemente, sobre nós os dons do seu Espírito, para que possamos ser testemunhas de Jesus até aos confins da terra. ” (JSG)

(Da Redação Gaudium Press, com informações RV)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas