Gaudium news > Papa Francisco: A hipocrisia não é a linguagem de Jesus, não pode ser a linguagem do cristão

Papa Francisco: A hipocrisia não é a linguagem de Jesus, não pode ser a linguagem do cristão

DAI A CESAR O QUE É DE CESAR b.jpg

Cidade do Vaticano (Terça-feira, 06-06-2017, Gaudium Press) – Em sua reflexão, na homilia durante sua Missa diária na Casa Santa Marta, no Vaticano, o Papa Francisco falou sobre a “hipocrisia” entre os doutores da Lei. Francisco afirmou que eles eram hipócritas porque pensavam uma coisa e diziam outra:

“A hipocrisia não era a linguagem de Jesus e tampouco deve ser a dos cristãos. Logo a sua linguagem deve ser verdadeira. Por isso, advertiu os fiéis para as tentações da hipocrisia e da adulação. Um cristão não pode ser hipócrita e um hipócrita não é cristão. O hipócrita é sempre um adulador, quem mais, quem menos”.

A adulação é a fraqueza do adulado

O Papa recordou que os Doutores da Lei procuravam adular Jesus. Por este motivo foi que Jesus os chamava hipócritas. A adulação é o caminho dos hipócritas, eles não dizem a verdade, procuram aumentar, exagerar, incentivar a vaidade.

A adulação é a fraqueza do adulado. Jesus, pelo contrário, faz ver a realidade -a realidade é a verdade- que é o contrário da hipocrisia.

A adulação do hipócrita começa com uma má intenção. Era o caso dos Doutores da Lei, que colocavam Jesus à prova, começando com a adulação e, depois, fazendo-lhe a pergunta: “É justo pagar a Cesar”?

Francisco explicou essa situação: “O hipócrita tem duas caras. Mas, Jesus conhecendo a sua hipocrisia, disse claramente: ‘Por que vocês me colocam à prova? Tragam-me uma moeda, quero vê-la. Assim Jesus responde sempre aos hipócritas e responde concretamente à realidade das ideologias”.

Jesus pediu deles a realidade, algo bem diferente da hipocrisia. Constrangidos, eles entregam a moeda a Jesus e Ele lhes responde com sabedoria, a partir da imagem de Cesar cunhada na moeda: “Dar a Cesar o que é de Cesar e a Deus o que é de Deus”.

A linguagem do hipócrita

O Papa quis refletir ainda sobre o a linguagem da hipocrisia. E ele a definiu como sendo a linguagem do engano; a mesma linguagem da serpente com Eva.
Tudo começa com uma conversa cheia de adulações que procuram anestesiar a pessoa para depois destruir as pessoas. E isso vai a tal ponto que a finalidade é “extirpar a personalidade e a alma de uma pessoa”.

Quando há hipócritas em uma comunidade ela corre um grande perigo, um perigo terrível, disse Francisco, que além disso, exortou a os fiéis a seguir os conselhos de Jesus:
“Que seu modo de falar seja “sim, sim, “não, não”.
E, por fim, o Papa afirmou, com amargura, que a hipocrisia mata a comunidade cristã e faz grande mal à Igreja. E advertiu aqueles cristãos que têm este comportamento pecaminoso, que mata:

“O hipócrita é capaz de matar uma comunidade. Fala com docilidade, mas julga brutalmente as pessoas. O hipócrita é um assassino, pois começa com a adulação. No final, utiliza a mesma linguagem do diabo para destruir as comunidades”.
Peçamos, disse Francisco, a graça “de jamais sermos hipócritas, mas que saibamos dizer a verdade. Se não pudermos dizê-la, calemos. O importante é nunca ser hipócritas”. (JSG)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas