Gaudium news > Basílica romana realiza tradicional chuva de pétalas por Pentecostes

Basílica romana realiza tradicional chuva de pétalas por Pentecostes

Basílica romana realiza tradicional chuva de pétalas por Pentecostes.jpg

Roma – Itália (Terça-feira, 06-06-2017, Gaudium Press) No último domingo, 04 de junho, Solenidade de Pentecostes, se realizou em Roma uma atrativa alegoria da descida do Espírito Santo sobre a Santíssima Virgem e os Apóstolos: durante cinco minutos às 12 do dia, através do óculo do Panteon de Agripa, a Basílica de ‘Santa Maria ad Martyres’ se realiza uma chuva de milhares de pétalas de rosa. Centenas de romanos e visitantes se reúnem para viver a notável experiência.

Os Bombeiros escalam o edifício usando as escadas de emergência e posicionam na abertura circular da coberta, a partir de onde lançam cerca de sete milhões de pétalas. As pétalas, que foram oferecidas pela cidade de Giffoni Valle Piana, caem sobre os presentes que também são banhados pela luz do sol que entra a partir da abertura, configurando uma imagem inesquecível.

A celebração tem suas raízes em um costume medieval e poder ter uma história ainda mais remota a partir da doação do Panteon de Agripa por parte do imperador Phocas Augusto ao Papa Bonifácio IV. O ato de comemoração foi reassumido pela Prefeitura de Roma em 1995 depois de vários séculos não sendo realizado.

O Panteon é um dos edifícios do Império Romano melhor preservado devido a sua consagração como templo, no qual se celebram atualmente Missas aos domingos e nas festas de preceito. Eventualmente, também se celebram matrimônios na emblemática Basílica. Dois reis da Itália estão sepultados no templo: Victor Manuel II e Humberto I, assim como a Rainha Margarita, esposa deste último. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas