Gaudium news > Aparecida (SP) reúne Bispos do Estado de São Paulo

Aparecida (SP) reúne Bispos do Estado de São Paulo

Aparecida do Norte – SP (Terça-feira, 06-06-2017, Gaudium Press) – A partir de hoje até o dia 8 de junho, os bispos do regional Sul 1, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) que compreende o Estado de São Paulo, estarão reunidos em Aparecida para a Assembleia Regional anual.

Serão 127 religiosos, entre bispos, padres e assessores esperados para o evento que terão suas reuniões desenvolvidas no Centro de Reuniões Santo Afonso de Ligório e no Hotel Rainha do Brasil que se localizam na Cidade dos Romeiros.

Os temas postos em discussão giram em torno do tema “Cristãos leigos e leigas na Igreja e na Sociedade: Sal da terra e luz do mundo”; o ano do laicato de 2018; a recepção e as implicações para as dioceses do Regional Sul 1.

Além do tema principal, a pauta do evento está aberta para estudos de outros assuntos de relevância: o Relatório das Comissões Episcopais de Pastoral, prestação de contas, a revisão do regulamento do Conselho Episcopal Regional, propostas para a Assembleia das Igrejas Particulares, entre outros assuntos.

cnbb_sul1.jpg

A Assembleia torna-se também um momento oportuno de fraternidade entre os bispos, que compartilham suas realidades locais com os participantes do encontro organizado pela CNBB.

Programação

O início da reunião episcopal será às 15h desta terça-feira, dia 6, com uma celebração na Capela Nossa Senhora da Esperança, localizada nos jardins da Cidade do Romeiro.
A presidência deste momento de abertura será presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Campinas e Presidente do Regional Sul 1 da CNBB, Dom Airton José dos Santos.

Na quarta-feira, dia 7, está programada para o Santuário Nacional a realização da Santa Missa com a oração das Laudes. Acontecerá também a ocasião da peregrinação dos bispos paulistas ao maior templo mariano do mundo por ocasião das festividades dos 300 anos do encontro da Imagem de Nossa Senhora Aparecida.

Regional Sul 1

O Regional Sul 1 é o maior em número de bispos: 80 representantes do episcopado.
Só na Grande São Paulo são, entre titulares e eméritos, 25 os Bispos que ai exercem seu trabalho episcopal.
Ao são 6 arquidioceses, 37 dioceses e 6 Regiões Episcopais da que compõem o Sul 1.
O Estado de são Paulo está organizado em 8 sub-regiões Pastorais (Aparecida, Botucatu, Campinas, Ribeirão Preto I e II, São Paulo I e II e Sorocaba). (JSG)

(Da Redação Gaudium Press, com Informações A.12)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas